Comunidade que Sustenta a Agricultura chega à região Norte do Brasil


Publicado em 21/03 às 10h

Por Wagner Santos  CSA Brasil 

No último dia 5 de março, com a presença do Agroecólogo Ariel de Andrade Molina, vice-presidente da Associação Comunitária CSA Brasil, ocorreu a primeira reunião com um grupo de agricultores e potenciais co-agricultores na cidade de Iranduba (município da região metropolitana de Manaus-AM) com vistas a fundar a primeira unidade de CSA na região norte do país.

Ariel esteve presente divulgando os princípios da CSA e animando os agricultores para vivenciarem essa nova forma de relacionamento, que contribui para que a agricultura familiar e em pequena escala tenha suas bases fortificadas. Tal fortalecimento se dá através da parceria com os consumidores que formam uma rede para apoiar diretamente o organismo agrícola, sem intermediários.

Na CSA o agricultor deixa de vender unicamente seus produtos no mercado competitivo (muitas vezes por meio de intermediários) e passa a fornecer seus produtos diretamente aos consumidores conscientes dessa rede.  Com isso, passa a contar com um apoio capaz de viabilizar a organização e o financiamento de sua produção, colaborando para o desenvolvimento sustentável na região e estimulando um comércio justo e solidário.

Todos os custos de marketing são eliminados. Assim, os consumidores (que passam a ser chamados de co-agricultores ou simplesmente membros) e os agricultores podem juntos criar uma “agri-cultura”, alimentando as pessoas com base nas culturas da época e nas características socioculturais da região onde estão inseridos, compartilhando tanto as suas responsabilidades pela produção dos alimentos, quanto pela conservação da paisagem e do solo.

Com essa relação, os co-agricultores passam a ter a condição de “certificadores informais”, acompanhando o trabalho do agricultor no campo no dia-a-dia e observando e avaliando os itens normalmente avaliados pelas organizações que emitem selos de certificação para os produtos.

Em Iranduba, esses agricultores estão congregados na mais recente Organização de Controle Social (OCS) da região e tem um cultivo diversificado de frutas, legumes e verduras, oriundos das práticas orgânicas nas diversas unidades agrícolas que compõem a referida OCS.

Localizada na região metropolitana de Manaus, Iranduba possui cerca de 50.000 habitantes  e fica na margem esquerda do rio Solimões. É uma cidade reconhecida como sendo a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Amazonas.  Todo esse potencial credencia a localidade como promissora na possibilidade de expansão das unidades de CSA naquela região de nosso país

Saiba mais sobre a CSA em www.csabrasil.org



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS