Conhecendo um pouco da história das Comunidades que Sustentam a Agricultura


Publicado em 21/06 às 14h

A CSA é uma forma de união solidária entre quem produz e quem consome os alimentos e seu modelo, baseado em uma aliança fraterna e no cultivo agroecológico, teve algumas inspirações para ser criado.

O sistema japonês teikei foi uma das iniciativas que inspiraram a criação da CSA. Ele surgiu nas décadas de 1960 e 1970, a partir da busca de maior qualidade dos alimentos consumidos pela sociedade japonesa e pela necessidade de produzir sem destruir o meio ambiente. Ele se estrutura no cultivo em pequena escala e na venda dos produtos de modo direto, evitando os atravessadores que o mercado convencional mantém.

Mas a principal inspiração do sistema de CSA veio dos conceitos da Economia Associativa, criados pelo fundador da antroposofia, o filósofo austríaco Rudolf Steiner. Ele sustentava a tese de que poderia haver uma união entre pessoas da sociedade civil em torno da manutenção de vários tipos de atividades de caráter econômico, buscando um modo em que todos os envolvidos no processo fossem beneficiados, gerando laços mais duradouros e profundos que os que caracterizam o atual modelo predominante de produção e distribuição de bens e serviços.

O estabelecimento do nome CSA ocorreu na década de 1980, originado em uma experiência desenvolvida na Suiça pelo agricultor Jan Vander Tuin, adepto da agricultura biodinâmica, que, por sua vez, se estruturava nos princípios da antroposóficos que Rudolf Steiner havia proposto. É por esse motivo que podemos constatar que diversas iniciativas de CSAs surgem justamente em locais em que a pedagogia Waldorf, também estruturada a partir da antroposofia, é adotada nas escolas. 

Nas décadas de 1990 e 2000, o sistema das CSAs se espalhou nos Estados Unidos, sobretudo através da ação de pessoas que adotaram a prática da agricultura biológica.

Atualmente, há CSAs em vários lugares do mundo, como França, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos. Aqui no Brasil, desde que chegou, o modelo de CSA tem se expandido intensamente e há grupos surgindo em todo o país.

Se você quiser conhecer mais sobre as iniciativas de CSA no nosso país, consulte o o mapa existente no site da CSA Brasil www.csaBrasil.org . Vida longa a CSA e viva a solidariedade nas relações entre os seres humanos!