Atualmente quando procuramos a adoção de uma alimentação equilibrada, saudável e capaz de garantir a segurança nutricional de um ser humano, não é mais possível restringi-la a composição dentro do próprio prato. É necessário compreender que a saúde e a nutrição de cada pessoa depende da manutenção da saúde e da nutrição dos ecossistemas e da sociedade humana em suas esferas locais e planetárias.
Ao escolhermos os alimentos que vão compor uma refeição, cada um de nós é responsável pelo impacto que a produção, o processamento, a distribuição, a comercialização e os resíduos desses alimentos geram na natureza e na estrutura social que os envolvem. Em uma época em que grande parte dos habitantes já vive em cidades com grau avançado de urbanização, há um crescente distanciamento do dia a dia dos cidadãos da dinâmica rural e dos ciclos dos elementos da natureza. Os processos de industrialização, mecanização e intermediação na venda dos produtos de uso diário, acabam gerando relações superficiais entre os diversos atores envolvidos nesse processo e os recursos ambientais utilizados.
Para que possamos fazer escolhas conscientes do que queremos estimular ao escolhermos o que nos alimenta, é necessário conhecer toda a cadeia produtiva que permite que esses alimentos sejam gerados e quais são as consequências a curto e a longo prazo dessa geração.
É nesse sentido que a VP, através de seu departamento de RSC, se propõe a fomentar a reflexão e a apoiar as iniciativas que vão em busca de uma alimentação realmente saudável do ponto de vista pessoal, social e ambiental, entendendo que ela só será possível através da adoção de uma base agroecológica e solidária.
Compartilhamos os princípios que são difundidos pelo Movimento Urbano de Agroecologia – MUDA – para que cada cidadão seja parte de um processo colaborativo de transformação rumo a um cotidiano harmonioso para as atuais e as futuras gerações.
São eles:
A atuação da Responsabilidade Socioambiental da VP foi estruturada para somar forças com os movimentos cidadãos que partilham dos nossos ideais: a conquista de melhores condições de vida para a população e o reequilíbrio do meio ambiente.
A RSA da VP se uniu aos integrantes da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, do MUDA SP (Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo) e da CSA Brasil para, juntos, promoverem uma série importante de realizações que envolveram centenas de pessoas, oferecendo a elas os instrumentos para obterem mais qualidade de vida.
Saber Funcional - abordando alimentação e nutrição
Já Mudou! - informando sobre uma boa transformação ocorrida em um setor entre os temas em que atuamos
Vamos Mudar? - convidando a sociedade para promover uma transformação em um setor em que atuamos
Semeando - agenda do mês
CSAção - abordando o tema da agricultura apoiada pela comunidade
Cuidado: Veneno! - abordando o tema dos agrotóxicos e seus danos.