Publicado em 04/09 às 11h
Por Valéria Paschoal - VP Centro de Nutrição Funcional
A primavera já chegou, e junto com ela muitas cores, sabores e aromas! Aproveitando toda a vida dessa nova estação, vamos conhecer os alimentos germinados, chamados também de alimentos vivos. A germinação é um processo complexo em que a semente madura embebida muda rapidamente do estágio de maturação para germinação, preparando-se para o seu crescimento. Os grãos, as leguminosas e as sementes são alimentos básicos, consumidos em todo o mundo, e apresentam rica composição de nutrientes com inúmeros benefícios e efeitos à saúde, especialmente quando são integrais. Quando essas leguminosas, grãos e sementes passam pelo processo de germinação, algumas alterações ocorrem, podendo aumentar o teor de vitaminas, minerais, fibras, compostos ativos e a ação antioxidante e reduzir a quantidade de fatores antinutricionais. Dessa forma, podem ser ótimas fontes de nutrientes para compor uma dieta saudável e equilibrada.
Para celebrar essa linda e viva estação com muitos nutrientes, que tal preparar uma deliciosa receita de tabule vivo?
Receita: Tabule Vivo
Ingredientes (de preferência orgânicos ou biodinâmicos):
Modo de preparo: Germinação da cevada: preparar a germinação da cevada: em um pote de vidro, coloque a cevada e cubra com água potável. Deixe de molho por 8 a 12 horas. Cubra o pote de vidro com um pedaço de filó ou voal e prenda com um elástico. Vire o pote para escorrer a água, enxágue, escorra novamente e deixe o vidro inclinado em um escorredor, em local fresco com sombra. Enxaguando sempre pela manhã e a noite e colocando para escorrer novamente. Repita esse processo por 2 ou 3 dias (período de germinação).
Preparo do tabule: misture a cevada germinada com os demais ingredientes, tampe e deixe na geladeira por cerca de 8 horas e mantenha em geladeira até o momento de servir.