Alimentos da estação: mais saudáveis e mais econômicos!


Publicado em 21/08 às 14h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

A escolha dos alimentos é um fator essencial para atingirmos uma dieta saudável, que promova saúde e qualidade de vida. Preferir alimentos naturais, ao invés dos industrializados, contribui para a saúde humana e meio ambiente, pois os cereais integrais, as frutas, verduras e legumes são ricos em todos os nutrientes (vitaminas, minerais, fibras e compostos ativos) de que o corpo necessita para a vitalidade positiva. Os alimentos processados, por outro lado, apresentam elevadas quantidades de gorduras ruins, açúcar, aditivos químicos, associados ao aumento do risco de diversas doenças.

Na aquisição dos alimentos naturais, principalmente as verduras, legumes e frutas, outros cuidados devem ser considerados, preferindo os de origem orgânica e biodinâmica, pois esses métodos de plantio valorizam a nossa biodiversidade e a produção dentro da safra. Este último aspecto é importante, pois os alimentos da estação são saborosos, coloridos e possuem excelentes quantidades de nutrientes e fitoquímicos, além de serem mais baratos e respeitarem os conceitos de sustentabilidade.

Então, vamos aproveitar os alimentos dessa estação, como por exemplo, caqui, laranja, maçã, abobrinha, batata doce, beterraba, brócolis, couve, cebola, escarola, hortelã e nabo, preparando saborosas e nutritivas receitas!

Receita: Salada da Estação

Ingredientes (de preferência orgânicos ou biodinâmicos):

  • 1 xícara (chá) de couve desfiada
  • 3 colheres (sopa) de beterraba ralada
  • 1 colher (sopa) de cebola picada
  • ½ xícara (chá) de brócolis cozidos no vapor
  • ½ xícara (chá) de batata doce em rodelas cozidas no vapor
  • ½ xícara (chá) de maçã picada em cubos
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Folhas de hortelã a gosto

 Modo de preparo: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, tempere com o azeite e finalize com as folhas de hortelã.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS