Uma maratona em busca de uma sampa mais viva!


Publicado em 21/08 às 14h

Por Susana Prizendt        C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

A virada sustentável de SP, que este ano está em sua sétima edição, vai ocorrer entre os dias 24 e 27 de agosto e terá como tema os Objetivos do Milênio. Um amplo conjunto de atividades, todas gratuitas, será oferecido nesse período, espalhando reflexões e vivências pela cidade.

Nosso município, como a maior metrópole de um país famoso por sua gritante desigualdade socioeconômica, é um laboratório vivo para experimentarmos novas formas de relação entre seus habitantes e o espaço urbano. E realmente, há muitas experiências em andamento, alavancadas por uma variada rede de organizações e coletivos paulistanos, que usa a criatividade para romper com a estagnação de grande parte do poder público e abrir fissuras no domínio exercido pelo poder do mercado sobre o espaço e funcionamento urbanos.

Uma das experiências mais revigorantes é a que promove uma reconexão da cidade com o universo rural. Redescobrir a terra, hoje tão sufocada pelo asfalto; entrar em contato com ela, percebendo como pode ser uma fonte de geração de vida; trabalhar com ela, para que fique fértil e nos dê alimentos... tudo isso é revolucionário num ambiente em que o império dos fast-foods e dos disc-pizzas se amplia dia-a-dia, impondo a lógica do poder monetário sobre as necessidades vitais da população.

Para celebrar o florescimento da agricultura urbana em nosso município, aos que ainda não se envolveram com sua temática, a possibilidade de experimentar o gostinho de plantar e comer seus próprios alimentos, é que nasceu o Festival da Agricultura Urbana. Agora em sua quarta edição, ele é um dos grandes destaques da Virada Sustentável e vai transformar o Cento Cultural São Paulo, no dia 27 de agosto, em uma roça urbana, através de mutirões de plantio, oficinas de compostagem, venda de produtos de agricultores paulistanos e muitos sabores da nossa biodiversidade.

Não perca a oportunidade de virar a mesa de enlatados e salgadinhos e entrar nesse universo tão cheio de vida!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS