Nutricionista Valéria Paschoal fará palestra sobre CSA e equilíbrio socioambiental


Publicado em 19/07 às 16h

Por Susana Prizendt        C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

O alimento é algo integralmente ligado à condição que nós, seres humanos, possuímos de sermos seres vivos. É através do alimento que conseguimos obter energia e nutrientes para realizarmos todos os nossos processos vitais. Por sua vez, os vegetais e animais, que são a base de nossa alimentação, também são seres vivos e, como nós, também precisam ser nutridos para existirem.

Somente ingerindo alimentos provenientes de seres bem nutridos (sejam de origem vegetal ou animal), os seres humanos conseguirão obter os elementos necessários para terem uma vida saudável, mantendo um organismo em equilíbrio.

O modo como os alimentos são gerados é um fator determinante para que possuam uma composição bioquímica capaz de conferir uma qualidade nutricional adequada às necessidades das pessoas que vão ingeri-los. Se forem gerados em um ambiente desequilibrado, esses alimentos também não vão transmitir equilíbrio.

A integração com um solo saudável, uma água descontaminada e um ambiente natural em harmonia com os ciclos que regem a vida, é essencial para termos alimentos nutritivos . Desse modo, a plena nutrição de seres humanos é viável somente quando a nutrição de nossos ecossistemas é garantida.

É por isso que um grupo de CSA se constitui em instrumento fundamental para apoiar o produtor de orgânicos. O grupo, conhecendo a realidade desses produtores e as condições com que garantem a produção de alimentos saudáveis, estabelece relações fundamentais que garantem esse trabalho essencial  para nossa saúde e a integralidade do meio ambiente.

Para apresentar melhor essas relações tão importantes entre a nutrição das pessoas, a nutrição do planeta e o sistema de CSA, será realizada uma palestra pela Dra Valéria Paschoal, veja abaixo a proposta.

O CSA (Comunidades que Sustentam a Agricultura) é uma rede para aquisição de produtos agrícolas orgânicos e biodinâmicos por um preço acessível, através da comunicação e parceria direta entre produtor e consumidor, estimulando a agricultura familiar e a cultura natural, livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Convidamos todos os nutricionistas e pessoas interessadas e envolvidas na responsabilidade de produzir e propiciar acesso justo a uma alimentação mais saudável, com alimentos orgânicos e biodinâmicos, a participarem da roda de conversa com a Dra. Valéria Paschoal e conhecerem mais sobre o CSA e sobre a importância dos alimentos orgânicos e biodinâmicos para redução dos riscos e tratamento de diversas doenças. Pode ser uma grande oportunidade de implantar o CSA em sua região e levar uma alimentação mais saudável a todos, com apreço ao agricultor e cuidado com a saúde humana do planeta! Local: Escola de Governo Fiocruz - Brasília/DF das 19h às 21:30.

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS