Uma mobilização cidadã pela Feira Agroecológica do Modelódromo


Publicado em 19/07 às 16h

Por Benjamin Prizendt        C. P. C. A. P. V 

Encontra-se na Internet, através do espaço participativo da AVAAZ, uma petição relativa feira de orgânicos que funciona no Ibirapuera. Segundo o texto divulgado na petição, e do qual reproduzimos importantes informações, trata-se da “maior feira municipal de orgânicos e em transição agroecológica da cidade de São Paulo, que atrai pessoas de todos os bairros. É gerida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e ocupa um Centro Esportivo gerido pela Secretaria de Esportes. Ela foi planejada pela Prefeitura de São Paulo em 2012, com apoio de 5 entidades sem fins lucrativos.”

Ocorre que ela foi deslocada do espaço que ocupava (Modelódromo do Ibirapuera) para que fosse realizada a reforma do local da Praça Ayrton Senna. Mesmo após a conclusão dessa reforma, com a consequente inauguração da agora chamada Praça Airton Senna, a feira continua sendo realizada na rua, em frente ao espaço que ocupava.

Trata-se um importante espaço de consumo e contato direto com os produtores, de modo a garantir aos consumidores preços mais acessíveis, levando-os à possibilidade de ter  uma vida mais saudável com o consumo de produtos mais nutritivos e livres de transgênicos e de agrotóxicos.

A Feira do Modelódromo já é uma referência nacional na agricultura familiar orgânica municipal e de diversas partes do Brasil, beneficiando hoje cerca de 1.000 famílias de agricultores, nas suas 33 barracas. Todas essas razões mostram a importância de ela voltar a funcionar no espaço anterior, protegido do trânsito e apropriado para suas atividades não só de comercialização, mas de atividades conscientizadoras da importância da nutrição saudável e de contribuir para que os produtores permaneçam na área rural e protejam o meio ambiente e nossos recursos hídricos.

Os organizadores da petição pleiteiam que a Feira seja mantida no mesmo local em que sempre se realizou na atual Praça Ayrton Senna, sem prejuízo de qualquer outra atividade do Centro Esportivo e dos cuidados necessários com a Praça. Contamos com seu apoio.

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS