Em plena capital paulista, conheça uma bela horta orgânica criada nas alturas


Publicado em 19/07 às 16h

           Por Susana Prizendt        C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

A agricultura urbana é uma prática que está sendo cada vez mais recorrente em várias regiões do mundo. Abrir espaços nas cidades para a criação de hortas é um modo de trazer vida, coletividade e alimentos frescos para seus habitantes.

Em locais muito verticalizados, como São Paulo, em que o nível térreo dos quarteirões é intensamente ocupado, uma boa estratégia é utilizar as lajes dos edifícios para a criação de canteiros comestíveis.

Uma das iniciativas atuais que se destacam na metrópole paulistana, é a ocupação do teto de um grande shopping, o Eldorado, em plena região de Pinheiros, uma zona muito valorizada do Município, com um conjunto de canteiros capaz de gerar hortaliças e ervas orgânicas para os funcionários do local.

É possível conhecer a horta do shopping através uma visita monitorada que ocorre toda terça-feira, às 11h (mediante agendamento pelo telefone 11- 2197-7815) ou mesmo através de um passeio virtual. Até o mês de setembro o espaço também poderá ser virtualmente visitado dentro do próprio shopping, já que, em vários pontos do shopping, haverá bicicletas que oferecem óculos 3D para o público assistir a um vídeo. Neste curta-metragem, com imagens em 360°, é possível saber um pouco sobre a criação da horta, seus ciclos produtivos e a prática da compostagem, que transforma, todos os dias, uma tonelada de lixo orgânico, vindo da praça de alimentação, em adubo apropriado para o cultivo de vegetais

Para os que puderem ir pessoalmente ao local, recomendamos que levem um lanche saudável para a hora que a fome bater; infelizmente, dentro do shopping, ainda reinam as praças de alimentação que vendem (e vendem caro!) os produtos de baixo valor nutritivo que compõem o cardápio das grandes redes de fast food.

São Paulo tem um número imenso de lajes de edifícios em que é possível criar hortas agroecológicas. Cabe aos paulistanos a mobilização para ocupar espaços com canteiros de alimentos. Se até um shopping promoveu esse feito, é porque ele é altamente viável e dá bons frutos!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS