Uma escolha alimentar em suas compras para poupar os gastos de água


Publicado em 21/06 às 17h

Por Susana Prizendt 

As escolhas alimentares, que fazemos em nosso dia-a-dia, causam impactos sociais e ambientais significativos, já que alimentação é uma das atividades que mais mobiliza os recursos naturais.

Quanto mais consumimos alimentos produzidos em locais distantes de onde moramos e que passam por processamentos industriais, maior é o impacto que geramos no planeta.

A preferência pela aquisição de alimentos in natura, produzidos de modo orgânico e localmente, é uma forma já bastante divulgada para pouparmos água e evitarmos a emissão de gases de efeito estufa, originados pela queima dos combustíveis no transporte. Mas, além desses cuidados, há uma medida muito simples e eficaz que podemos adotar no momento de comprar o que irá para nossa mesa.

Você já percebeu como todos nós costumamos escolher os alimentos in natura, como legumes e raízes, mais “limpinhos”, ou seja, livres da terra em que são cultivados? Essa suposta “limpeza” é decorrente de um processo de lavagem, realizado pelos produtores após a colheita, e utiliza uma quantia considerável de água.

Para a lavagem de um quilo de raízes, como batata, por exemplo, o volume de água pode chegar a 2 litros, subindo até 12 litros, no caso da raiz ser a mandioquinha.

Mas, porque comprar produtos lavados pelo produtor se costumamos lavar, novamente, esses produtos em nossa casa? Podemos evitar esse duplo gasto de água ao optar pela aquisição de alimentos escovados, ao invés de lavados pelos produtores. Além da economia de água, você poderá economizar seus recursos financeiros, já que esses produtos também costumam ser mais baratos. E, para completar as vantagens da escolha dos legumes e raízes escovados, tais alimentos são muito mais duráveis, podendo ter uma longevidade até 4 vezes maior do que os lavados pelo produtor (batata lavada durabilidade de 7 dias, escovada ... 30 dias).

Então, mãos à obra: escolha os produtos escovados, de preferência orgânicos, lave-os usando somente o necessário de água e contribua para evitar o desperdício dos recursos naturais. Dá para começar essa boa medida ainda há tempo de preparar as deliciosas receitas juninas dessa época!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS