Desafios, conquistas e novidades no universo dos orgânicos em coletiva na BioBrazil


Publicado em 21/06 às 16h

Por  Heloísa Bio      

A AAO – Associação de Agricultura Orgânica e o Instituto Kairós organizaram o bate-papo com a mídia “Os desafios do tema orgânicos na mídia”, no último dia 7 de junho durante a abertura da Biobrazil, no Pavilhão da Bienal (SP). O que desperta interesse no público; como enfrentam resistência nas redações; como o movimento orgânico pode melhorar sua comunicação; de que forma trabalhar mensagens educativas e mobilizadoras e difundir boas práticas? A reflexão sobre essas questões foi feita por lideranças de mídias diversas, para além da grande imprensa, como telenovelas, canais do Youtube, jogos educativos, revistas e portais.

“O debate sobre orgânicos é mais amplo que a visão de um nicho de mercado, permeia a alimentação, a saúde, a economia e irá influir na construção de uma sociedade do bem- viver”, lembrou Maluh Barciotte, especialista em saúde pública e ex-presidente da AAO. Segundo Ana Flávia Badue, do Instituto Kairós, o movimento em torno da agricultura orgânica tem se destacado pela capacidade de advocacy – de influência em políticas públicas, mas ainda necessita fortalecer a comunicação com a sociedade.

Como novidades do encontro, foi lançado um inovador jogo de tabuleiro com questões sobre alimentos orgânicos, o “Ludomix Orgânicos”, dentro do projeto “Ludo Educativo” do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da Fapesp, que conta com mais de 40 opões de jogos educativos gratuitos na Internet (http://portal.ludoeducativo.com.br). Os jornalistas e profissionais presentes também compuseram um grupo que manterá novos encontros para ativar uma rede de mídias comprometidas em difundir a agroecologia e os orgânicos.

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS