Batata doce para festa junina mais saudável, sem OGMs e com muito sabor da roça!


Publicado em 21/06 às 16h

Por Valéria Paschoal  

 Está cada vez mais difícil encontrar milho que não seja geneticamente modificado no Brasil e, com isso, nossas receitas juninas, a base desse grão tão versátil, ficam menos saudáveis. Para evitar o uso de OGMs, é possível adaptar ingredientes para preparar os quitutes típicos.

A batata doce já faz parte da cultura brasileira há centenas de anos. A raiz pode ser apreciada de diversas formas e em várias preparações culinárias. Apesar do sabor doce, esta raiz apresenta menor índice glicêmico que a batata inglesa, ou seja, o açúcar presente na batata doce vai para o sangue de forma mais lenta, o que ajuda a controlar os níveis da glicemia. Isto acontece porque a batata doce contém grande quantidade de fibras, que ainda ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, contribuem para o bom funcionamento do intestino e aumentam a saciedade.

Além disso, contém vitaminas A e do complexo B e minerais, como potássio, cobre, manganês e magnésio, nutrientes importantes para o equilíbrio das funções corporais e para o metabolismo, diminuindo os riscos de doenças dos ossos, do coração, da visão e do cérebro.

Aproveite o delicioso sabor adocicado e todos os nutrientes da batata doce nas preparações juninas! Que tal inovar e preparar uma prática e saborosa pamonha de batata doce? E aproveite a dica do Vamos Mudar? desta edição e compre batatas doces escovadas ao invés das lavadas. Além de mais baratas, economizam água e duram mais na sua cozinha. Viva a nossa festa junina ecológica!

 

 Receita: Pamonha de batata doce

 Ingredientes:

  • 3 batatas doces grandes cozidas
  • 1 xícara de leite de coco (ou o suficiente)
  • 4 colheres (sopa) de coco fresco ralado
  • Canela em pó a gosto

 

Modo de preparo: Descasque as batatas doces cozidas e passe no processador, juntando aos poucos o leite de coco e o coco ralado, até ficar com consistência pastosa. Coloque porções do tamanho desejado em quadrados de papel manteiga. Embrulhe e feche com barbante de cozinha. Leve para cozinhar em uma panela de vapor por 25 minutos, ou até que as pamonhas fiquem firmes. Desembrulhe e sirva a seguir, salpicando canela em pó, se preferir.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS