Sítios nos oferecem uma linda experiência através de um dia de campo!


Publicado em 25/05 às 11h

Por  Susana Prizendt        C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

Quem acredita que é necessário percorrer longas distâncias para experimentar a rotina de um pequeno produtor rural, não imagina que já existe um conjunto de sítios que oferece essa possibilidade bem perto das grandes cidades.

Ter contato com os agricultores que produzem nossos alimentos, acompanhando um dia dos afazeres que são necessários para um cultivo de base agroecológica, é uma vivência transformadora! Ao entrar em contato com os saberes de quem conhece a terra e os ciclos naturais, os habitantes das cidades podem estabelecer relações mais conscientes e maduras com o próprio fluxo da vida.

Para começar a experimentar esse aprendizado, nada melhor do que participar de um dia de campo em uma propriedade em um local próximo à cidade em que moramos. Em São Paulo, por exemplo, há terras agrícolas dentro do próprio município e em municípios vizinhos que oferecem essa vivência.

Um local que realiza um belo trabalho de sensibilização agroecológica é o Sítio Portão Grande, que está com novo site e segue o lema de que o agricultor também pode ser um educador. “Concebemos o conceito de agro-pedagogia como o potencial educativo (ou de desenvolvimento da consciência) que existe a partir do contato do homem com a terra, quando esse é pautado pelos valores e métodos sugeridos pela agricultura orgânica”, dizem seus integrantes, que estão reunidos em uma Associação para dar maior sustentação ao projeto.

A próxima oportunidade de conhecer esse trabalho e passar momentos transformadores será no dia 3 de junho, quando o sítio fará mais uma edição de um Dia de Campo Agroecológico. Não perca a chance de ter essa experiência e nos escreva para contar depois o que sentiu!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS