Óleo de macaúba: nutrientes e biodiversidade em seu prato!


Publicado em 25/05 às 11h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

A macaúba é um fruto nativo do Brasil, e a palmeira que a origina está presente em quase todo território. São várias as aplicações culinárias do fruto: a polpa pode ser cozida, ser transformada em farinha, produzir óleo e compor preparações como geleias e sucos; as amêndoas também dão origem ao óleo de macaúba, que tem sido cada vez mais conhecido pelas suas propriedades nutricionais, pelas possibilidades de utilização em diversas preparações e pelo potencial econômico.

A macaúba apresenta uma importante composição de ácidos graxos – principalmente os ácidos oleico e o láurico, na polpa e amêndoas, respectivamente – e compostos ativos como o betacaroteno, presente na polpa, e os compostos fenólicos, presentes em ambas as partes. A macaúba ainda contém minerais, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco. Esta rica composição de nutrientes faz como que a macaúba, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, forneça vários benefícios à saúde, como ações antioxidante e anti-inflamatória, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, ósseas e envelhecimento precoce.

Então, que tal experimentar a macaúba e o seu óleo em seus pratos? Veja uma receita saudável e prática, que vai enriquecer suas preparações com mais sabor e nutrientes!

 

 Receita: Ovos cozidos com ervas finas e óleo de macaúba

 Ingredientes:

  • 2 ovos caipiras orgânicos cozidos
  • Orégano a gosto
  • Manjericão a gosto
  • Salsinha a gosto
  • 2 colheres (café) de óleo de macaúba
  • 1 pitada de sal marinho 

Modo de preparo: Em uma vasilha, fatie os ovos cozidos e tempere com as ervas, o óleo de macaúba e o sal. Ótima opção para café da manhã e lanches intermediários.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS