É época de comer (e fazer) deliciosos bombons de chocolate!


Publicado em 25/04 às 14h

Por Valéria Paschoal   VP Centro de Nutrição Funcional

O outono já está trazendo o vento frio dos fins de tarde e a necessidade de ingerirmos alimentos com mais energia para aquecer o nosso corpo. Ao mesmo tempo, acabamos de passar o período da Páscoa e as gôndolas de supermercados ficaram repletas de chocolates de todos os tipos, com suas embalagens coloridas.

Mas, como fazer para conciliar a vontade de comer chocolate e a necessidade de alimentos que nos aqueçam, sem se deixar seduzir pelos produtos industrializados, cheios de aditivos, açúcar e gordura de baixa qualidade que reinaram nessa época? Sobretudo as crianças, encantadas com personagens e brinquedos que os ovos de Páscoa oferecem, estão sujeitas ao consumo exagerado desses alimentos pobres em nutrientes e ricos em ingredientes que fazem mal à saúde e contribuem para a obesidade.

Em um cenário em que uma em cada três crianças, entre 5 e 9 anos, está com excesso de peso no país, sofrendo precocemente com problemas como diabetes e colesterol alto, oferecer uma opção mais saudável do que os chocolates industrializados, é algo importante para não agravar mais a situação, nem privá-las dos sabores do cacau.

Que tal incluir nesse mês de abril uma tarde na cozinha para preparar seus próprios bombons, usando uma receita simples e saudável, de modo que até as crianças possam fazer?

O resultado, além de delicioso para o paladar, vai gerar momentos de convívio na família e aproximar os pequenos em relação aos temas alimentares. Compartilhamos, aqui, a nossa sugestão de receita, mas é possível vocês mesmos personalizarem suas criações culinárias, acrescentando especiarias, frutas secas, sementes ou flores comestíveis. É só usar cacau, óleo de coco e castanhas brasileiras, de preferência orgânicos, como base e escolher os formatos e a decoração. Desse modo será possível saborearem juntos essas delícias saudáveis feitas com cacau durante o ano todo e não somente nessa época de Páscoa.

Receita: Bombons de Cacau, Coco e Castanhas

Ingredientes:

  • 12 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 3 colheres de castanhas de caju, de baru ou do pará em pedacinhos
  • 6 colheres (sopa) de óleo de côco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar orgânico

Modo de preparo: Em um recipiente, misture bem os ingredientes com uma colher. Quando formar uma massa uniforme, despeje em fôrmas de fazer gelo (de preferência as que são feitas de silicone para ficar fácil no momento de desenformar). Leve ao congelador e deixe até endurecer.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS