Uma campanha para transformar os resíduos orgânicos em adubo!


Publicado em 20/03 às 16h

Por Benjamin Prizendt        C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

No começo de março, movimentos socioambientais e pessoas, que atuam no setor de resíduos sólidos em São Paulo, lançaram uma campanha para incentivar o aproveitamento dos resíduos orgânicos, gerados no município para a produção de um composto que pode ser usado para adubar o solo. Chamada de “Seis Objetivos da Compostagem para São Paulo”, a iniciativa solicita que a nova gestão municipal dê continuidade ao que já foi conquistado na cidade e amplie os compromissos no setor.

Uma capital como a paulistana, formada por milhões de habitantes com um padrão de consumo elevado em relação a locais menos urbanizados, gera um volume de resíduos gigantesco todos os dias. Ao menos 50% desse volume é constituído de material orgânico, um recurso altamente desejável para a conquista de terras mais férteis.

Mas, apesar disso, o município gasta cerca de R$ 500 milhões a cada ano para enviar essa matéria prima para aterros, onde fica misturada a todo tipo de material e não possui mais vida útil (convertendo-se em gás altamente poluente, o metano). Reverter esse quadro de desperdício é necessário e urgente em uma época, na qual nosso planeta já está mais do que sobrecarregado com o consumo insustentável dos seres humanos.

Além dos seis objetivos principais, a campanha criou 24 metas para orientar as ações do poder público e envolver a sociedade. Nós, organizações que publicamos o Boletim Nutrindo a Mudança, já estamos apoiando essa importante iniciativa. É possível entrar no grupo de apoiadores tanto institucionalmente como individualmente, assinando uma petição.

Ampliar a compostagem dos resíduos provenientes das feiras livres e incentivar a prática caseira da compostagem dos resíduos orgânicos domésticos são algumas das propostas simples e necessárias, para que nosso município encontre um caminho mais responsável e equilibrado de desenvolvimento.

Conheça melhor a campanha e seja parte dessa boa mudança, divulgando a iniciativa e acompanhando seus desdobramentos!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS