Participe da campanha pelo Cambuci, fruto saboroso que preserva a biodiversidade!


Publicado em 17/02 às 09h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

Conhecer e valorizar as espécies nativas do Brasil é celebrar nossa biodiversidade e cultura. Apesar disto, grande parte dessas espécies permanece desconhecida, pouco estudada ou consumida, como o cambuci, uma fruta nativa da região da Mata Atlântica brasileira e que muitas pessoas ainda desconhecem. Por este motivo é classificada como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). É uma fruta arredondada, de coloração verde, polpa suculenta, ácida e macia. Informações sobre sua composição de nutrientes e fitoquímicos são escassas, mas os estudos científicos publicados mostram que o cambuci contém vitamina C e compostos fenólicos, como os flavonoides (ácido elágico, quercetina, e kaempferol, principalmente). Estes componentes exercem importantes efeitos benéficos à saúde, como atividade antioxidante e anti-inflamatória, ajudando o organismo a se defender contra várias doenças, inclusive as do coração, fígado, intestino e cérebro, contribuindo, ainda, para reduzir os riscos de envelhecimento precoce e até mesmo o câncer.

Portanto, vamos incluir o cambuci em nossa dieta, pois dentro de uma alimentação equilibrada e saudável essas frutas podem ter muitos efeitos positivos à nossa saúde.

Veja uma forma prática de acrescentar o cambuci em seus hábitos alimentares, com uma receita prática de suco de cambuci com gengibre e amora e aproveite para conhecer e colaborar com a campanha que visa celebrar esse alimento ao promover festivais no bairro batizado com seu nome em São Paulo. A biodiversidade e o patrimônio cultural alimentar merecem todo nosso apoio!

Receita: Suco de cambuci com gengibre e amora 

Ingredientes:

  • 1/2 unidade de cambuci maduro sem casca
  • 5 unidades de amoras
  • 1 lasca de gengibre
  • 1 colher (café) de mel (se preferir)

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir. Uma dica para que o suco fique ainda mais refrescante é bater os ingredientes com cubos de gelo e folhas de hortelã.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS