Publicado em 17/02 às 09h
Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional
Conhecer e valorizar as espécies nativas do Brasil é celebrar nossa biodiversidade e cultura. Apesar disto, grande parte dessas espécies permanece desconhecida, pouco estudada ou consumida, como o cambuci, uma fruta nativa da região da Mata Atlântica brasileira e que muitas pessoas ainda desconhecem. Por este motivo é classificada como uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). É uma fruta arredondada, de coloração verde, polpa suculenta, ácida e macia. Informações sobre sua composição de nutrientes e fitoquímicos são escassas, mas os estudos científicos publicados mostram que o cambuci contém vitamina C e compostos fenólicos, como os flavonoides (ácido elágico, quercetina, e kaempferol, principalmente). Estes componentes exercem importantes efeitos benéficos à saúde, como atividade antioxidante e anti-inflamatória, ajudando o organismo a se defender contra várias doenças, inclusive as do coração, fígado, intestino e cérebro, contribuindo, ainda, para reduzir os riscos de envelhecimento precoce e até mesmo o câncer.
Portanto, vamos incluir o cambuci em nossa dieta, pois dentro de uma alimentação equilibrada e saudável essas frutas podem ter muitos efeitos positivos à nossa saúde.
Veja uma forma prática de acrescentar o cambuci em seus hábitos alimentares, com uma receita prática de suco de cambuci com gengibre e amora e aproveite para conhecer e colaborar com a campanha que visa celebrar esse alimento ao promover festivais no bairro batizado com seu nome em São Paulo. A biodiversidade e o patrimônio cultural alimentar merecem todo nosso apoio!
Receita: Suco de cambuci com gengibre e amora
Ingredientes:
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva a seguir. Uma dica para que o suco fique ainda mais refrescante é bater os ingredientes com cubos de gelo e folhas de hortelã.