CSA Brasil divulga suas conquistas do ano de 2016 e segue crescendo em 2017!


Publicado em 06/01 às 16h

Por Wagner Santos  

A Rede CSA encerrou 2016 com um sentimento de satisfação pelos trabalhos e avanços realizados. No decorrer do ano, foram realizados três cursos de formação, sendo dois deles na Fazenda Demétria em Botucatu-SP e outro no Distrito Federal em Brasília.   Os participantes dos cursos se fortaleceram para fundar novas unidades de CSA em suas localidades.  Isso levou a ampliação da rede, que alcançou no fim de 2016 68 unidades de CSA em funcionamento e outras 18 em processo de criação.

Ocorreu também o Encontro de (re) ligação entre Pedagogia e Agricultura, no qual educadores e agricultores se conectaram para conversar sobre suas atividades cotidianas a fim de (re) descobrirem o caminho de aproximação entre essas áreas que, no passado, estiveram totalmente ligadas entre si.  As reflexões foram sobre o tema “Como criar um entorno educativo no campo e na cidade”.  E a partir dessa temática, muitas experiências foram trazidas e partilhadas sobre a chamada PEDAGOGIA DO FAZER que procura resgatar os princípios de que todos os ambientes podem ser educativos, principalmente um sítio, uma fazenda.

O CSA Brasil participou de mais um congresso da VP, com um estande no Espaço Terra. Teve a oportunidade de conversar com diversas nutricionistas, interessadas em iniciar CSAs em suas localidades.  E  encontrar nutricionistas que já estão trilhando esse caminho em suas localidades.

Uma conquista importante foi a participação no congresso internacional de CSAs na China, no qual os dois delegados brasileiros partilharam experiências com os CSAs de todo o mundo; momento ímpar para intercâmbio e fortalecimento para a ação no Brasil.

Em outros dois eventos internacionais o CSA Brasil marcou presença: “World´s Leading Trade Fair for Organic Food – Alemanha – 2016”  e “Congresso Internacional da Secção para Agricultura no Goetheanum, Dornach, Suíça 2016”.  Assim como no congresso internacional de CSAs, a participação nesses eventos se deu através da presença de um representante e foi muito importante para colaborar  com o fortalecimento da Agricultura Orgânica e Biodinâmica no mundo.

A rede brasileira de CSAs também realizou o encontro nacional, no qual compareceram representantes de todas as unidades de CSA em andamento no país em busca de uma estrutura que possibilite uma maior interação e apoio mútuo desses núcleos.

Ocorreram visitas e palestras de divulgação em cerca de 50 cidades do país, em uma ação para cultivar as sementes para o surgimento de um CSA nessas localidades.

Além de todas essas realizações, houve intensa atuação nas mídias sociais e cada unidade postou suas conquistas, eventos, atividades em geral, partilhando a vida vivida em 2016.

A partir dos encontros realizados em 2016, a expansão do CSA ultrapassou as expectativas, ao consolidar sua presença não só em congressos internacionais, mas na multiplicidade de novos pontos de sua rede nacional.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS