Aromatizando a água com o aproveitamento de cascas, talos e sementes


Publicado em 06/01 às 16h

Por Valéria Paschoal 

É verão e o ano começou com temperaturas bem elevadas. O clima é propício para a ingestão de alimentos frescos, como frutas e verduras. Mas, mesmo consumindo esses alimentos, ainda é necessária a ingestão de líquidos para manter nosso organismo bem hidratado.

Que tal unir essas duas ações e utilizar cascas, sementes e talos do que foi saboreado em sua casa, para preparar deliciosas águas aromatizadas e estimular o paladar de sua família ou de suas visitas queridas?

Caroços de frutas como manga, maracujá e ameixa podem ser mergulhados em uma jarra com água e deixados na geladeira, por algumas horas, para passar seus aromas e até dar alguma cor à bebida. Cascas de maçã, pêra, nectarina também produzem águas com aromas deliciosos. Mesmo a parte branca da melancia, normalmente não consumida no momento de saborear a fruta, pode ser usada no preparo de receitas refrescantes quando mergulhada em uma jarra com água.

E é possível criar aromas mais picantes, ao utilizar talinhos de salsão ou cascas de rabanetes, além de ervas fresquinhas colhidas na hora. Use sua imaginação e descubra combinações surpreendentes que vão ativar suas pupilas gustativas, ao mesmo tempo em que seu organismo terá a reposição dos líquidos que o calor fez com que ele perdesse.

Para ajudar na descoberta desses aromas, criamos uma receita bem gostosa com pepino, maracujá e erva doce in natura. Mas não se esqueça de utilizar alimentos orgânicos e garantir sua saúde e a qualidade nutricional de suas criações culinárias! 

Receita: Água aromatizada com pepino, maracujá e erva doce.

Ingredientes:

  • 5 rodelas de pepino japonês
  • 1 colher de sementes de maracujá in natura
  • pedacinhos de erva doce in natura, a gosto
  • folhinhas de hortelã (opcional)
  • 1 litro de água

 Modo de preparo: Em uma jarra ou garrafa de vidro com cerca de 1 litro de água potável, coloque as rodelas de pepino, as sementes de maracujá e os talos de erva doce. Deixe na geladeira até a hora de servir. Acrescente, então, uma folhinha de hortelã recém colhida e sirva em copos de vidro.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS