Projeto Cuidar dos Cuidadores, realizado em SP, vai fornecer refeições nutritivas aos hospitais


Publicado em 27/05 às 17h

           Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

        

           No dia 14 de maio de 2020, iniciou-se a ação Cuidar do Cuidadores do Setor Hospitalar. Trata-se de uma proposta do Instituto Kairos, envolvendo diversos apoiadores, em um processo de cocriação, realizado por médicos, nutricionistas, terapeutas, chefs, cozinheiros, agricultores orgânicos, feirantes, empresários e militantes do campo da segurança alimentar e nutricional.

            A VP Centro de Nutrição Funcional acolheu a proposta, oferecendo apoio na organização geral e no suporte científico e técnico do projeto, realizando as avaliações nutricionais das preparações de lanches para os profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate, prevenção e tratamento do COVID-19.

            A iniciativa está sendo divulgada através do site www.cuidardoscuidadores.org.br e aborda os cuidados nos âmbitos físico, mental, emocional e espiritual, a partir de três formas de ações:

            1) Doação de Lanches com ingredientes orgânicos e funcionais e práticas vibracionais, que se iniciou no Hospital das Clínicas em São Paulo, local em que está sendo oferecido o lanche para o turno da noite. Para cada tipo de lanche, que é composto com ingredientes orgânicos, da biodiversidade brasileira, incluindo Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), a VP calculou o valor nutricional e o valor do PRAL (potencial de carga ácida renal). Esses alimentos, bons, limpos e justos, são ricos em fitoquímicos, principalmente do grupo dos fenólicos, que ajudam a aumentar a imunidade. Além disso, todos os lanches possuem um resíduo mais alcalinizante, pois a alcalinidade também ajuda no aumento da imunocompetência. Os alimentos orgânicos também ajudam no aumento da alcalinidade e no aumento da composição dos fenólicos. Além dos ingredientes orgânicos e funcionais, as preparações recebem vibrações positiva através de práticas de reike ou johrei e musicoterapia.  

           2) Sugestão para alimentação hospitalar (de colaboradores e pacientes): No site Cuidar dos Cuidadores, a VP disponibilizou inúmeros pareceres técnico científicos, vídeos explicativos sobre os temas e sugestão de cardápios sustentáveis para os hospitais, com propostas de acordo com cada um dos 5 biomas e ainda sugestões de sopas para serem preparadas nos hospitais. 

           3) E, por último, o site veicula Sugestões de Músicas, Meditações e apoio psicológico. Além destas sugestões, foi lançada no Congresso de Nutrição Funcional da VP, realizado de 14 a 16 de maio, uma corrente de VIBRAÇÕES POSITIVAS com a seguinte sugestão:

         “Todos os dias às 18h00: Você poderá mandar sua vibração positiva, orações ou simplesmente imaginar todos os colaboradores da área de Saúde recebendo muito Amor e Gratidão!”

          Contamos com a colaboração de todos para que esta ação possa continuar e ser ampliada para outras cidades e estados. Para ter continuidade, o projeto depende de doações em dinheiro, através de depósito bancário ou com sistema do Paypal, o que nos ajudará a manter uma equipe dedicada à aquisição, produção e logística dos alimentos, bem como remunerar agricultores e complementar as receitas com alimentos que não forem doados.

Para fazer doação por depósito ou através do sistema Paypal: https://www.cuidardoscuidadores.org.br/

Para mais informações:  cuidarcuidadores@gmail.com

          Estamos todos juntos pela saúde de nosso país, este é um momento de grande união.

 

          ****** Receita: Sopa de legumes com ora-pro-nóbis**********

           Ingredientes:

 

2 chuchus

2 cenouras

¼ de couve-flor

3 quiabos de metro

½ alho-poró

1 haste de cebolinhão

1 cebola grande cozida com casca, processada com água suficiente para bater e coada

2 dentes de alho

3 mangaritos médios

15 folhas de Ora-pro-nóbis

2 colheres de sopa de azeite

Sal

           Modo de preparo: Refogue o alho amassado ou picado com o alho-poró cortado em rodelas, as folhas de Ora-pró-nóbis picadas, sal e o cebolinhão picadinho no azeite até dourar. Acrescente 1 litro e meio de água e vá adicionando os demais ingredientes cortados em pedaços pequenos. Acrescente a pasta de cebola coada e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios.

          LEGUMES COM ORA-PRO-NÓBIS

          PRAL:   -75,57

          Compostos fenólicos (mg): 1275,76