Comunidade que Sustenta a Agricultura integra mapa do IDEC sobre alimentação na pandemia


Publicado em 23/04 às 16h

Por equipe IDEC

 

          Com o objetivo de divulgar as iniciativas que estão comercializando alimentos que valorizam os circuitos curtos e locais no período da pandemia do coronavírus, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), junto com uma ampla rede de parceiros, está lançando uma ferramenta para continuar aproximando o consumidor de canais alternativos de abastecimento, auxiliando a fortalecer a agricultura familiar, os pequenos produtores e os sistemas de produção sustentável.

         Entre as centenas de iniciativas registradas, os grupos de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs) marcam presença, reafirmando seu compromisso com a cultura da solidariedade nos circuitos alimentares, transformando o que era abordado como um conceito árido, o PREÇO, em um conceito mais fraterno, o APREÇO.

         Neste momento, em que tantas pessoas estão sem recursos financeiros, já que não estão podendo trabalhar por conta da quarentena, tendo dificuldade em adquirir alimentos saudáveis e nutritivos, a rede de Comunidades que Sustentam a Agricultura se fortalecem ao proporcionar o acesso direto de quem produz a quem precisa se alimentar com segurança e qualidade.

         E o mapeamento do Idec segue sendo realizado e está aberto para que novas iniciativas, seja em CSAs, seja em outro formato solidário, entrem na lista! Abaixo a mensagem da organização para potenciais colaboradores:

 

         “Se você é responsável por alguma iniciativa, contamos com a sua contribuição! Registre aqui os dados de sua iniciativa, e eles serão divulgados em nosso site e redes sociais, aproximando quem produz de quem consome!”