Celebre o dia da água e prepare uma receita com uma espécie que concentra esse líquido vital!


Publicado em 27/03 às 11h

Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

        

  A água é um elemento da natureza de que necessitamos totalmente para a nossa sobrevivência!

           O consumo adequado de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Cerca de 60% do peso corporal de um adulto é constituído de água, e ela está distribuída dentro e fora das células, participando de diversos processos metabólicos, como a regulação da temperatura corporal e o transporte de nutrientes.

           Quando ingerimos uma quantidade insuficiente de água, diversos sensores localizados em diferentes partes do corpo emitem sinais que no final são traduzidos na sensação de sede. Além da sede, outros sinais podem apontar a desidratação, como a dor de cabeça, o déficit de atenção, as alterações de memória, a fadiga e a constipação intestinal. A quantidade adequada de água varia de indivíduo para indivíduo e outros fatores, como idade, sexo, clima e nível de atividade física, também interferem nas quantidades necessárias para o correto funcionamento do organismo.

            Para o alimento se desenvolver e crescer, ele precisa de água. E a água possui diversas funções na dinâmica desse desenvolvimento. Entre elas, destacamos a função de armazenar e transportar nutrientes, como as vitaminas hidrossolúveis, que são as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Mas, para aproveitarmos as vitaminas e todos os demais nutrientes, que necessitam da água para serem produzidos, transportados e armazenados nos alimentos, estes precisam ser cultivados em um sistema de plantio que não contamine o solo e água.

           O alimento absorve a água, que está presente no solo, a partir de suas raízes. Desse modo, para o alimento ter nutrientes e compostos bioativos, tanto o solo, quanto a água, precisam ser de qualidade. Os plantios orgânicos e biodinâmicos nutrem e revitalizam o solo e, consequentemente, mantém as águas saudáveis.

           Os plantios convencionais, com a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos, contaminam o solo, a água e os lençóis freáticos e, assim, as plantas, que nos darão os alimentos, não conseguem absorver os nutrientes de forma adequada e acabam absorvendo mais os metais pesados presentes nos resíduos dessas substâncias tóxicas. Essa é uma das razões pelas quais devemos consumir alimentos orgânicos e biodinâmicos. Além disso, não poderia deixar de falar de algumas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que são resilientes e são grandes reservatórios de água, como por exemplo as cactáceas, entre elas o Mandacaru, o Xique Xique e a Palma, que é constituída de 90% de água!

   Aqui vai uma receita deliciosa e cheia de nutrientes e água para você!

 

 Receita: Suco de Palma

 

  Ingredientes:

  • 4 raquetes de palma
  • 1 litro e meio de água
  • 3 rodelas de abacaxi ou 1 laranja
  • 1 colher de sopa de folha de hortelã

 

   Modo de preparo: Bata no liquidificador por 3 minutos todos os ingredientes. Prontinho.

 Observação: Preparamos um texto com orientações sobre as condutas a serem adotadas nesse momento de surto de COVID19, incluindo uma lista de alimentos que aumentam a imunidade. Confira!