Comunidade que Sustenta a Agricultura e sua relação com o conceito do valor humano da retidão


Publicado em 21/02 às 15h

 Por Ana Maria Salomão Prizendt - CPCAPV

          Os seres humanos passam a vida empenhados em atividades, que são muito numerosas: algumas estão relacionadas à própria manutenção da vida, como beber, comer, andar, dormir, sonhar, rir, chorar, ter esperança... elas continuam indefinidamente, enquanto durar a vida. Os acontecimentos, lembrados ou não, causam impacto na formação do caráter... Eles deixam um resíduo na mente.

         “um bom caráter é a joia da vida humana.” Eles se manifestam no valor humano “Retidão”, que é a conduta correta em relação a si mesmo, ao próximo e ao meio-ambiente. Olhar a todos os seres humanos com tanto amor e fé quanto tem por si mesmo, pois a criação é eternamente pura e sagrada.

          A alimentação dos seres humanos deve seguir este mesmo caminho, deve contribuir para que eles se mantenham na Retidão e, para alcançar esse objetivo, o acesso à comida saudável, nutritiva e livre de veneno é fundamental.

          Mas, em meio a uma sociedade cada vez mais urbanizada, na qual as pessoas das cidades não conhecem a origem de seus alimentos, como é possível encontrar a comida de qualidade e sem veneno?

          São as comunidades sustentáveis da agricultura familiar que produzem comida saudável, sem agrotóxicos, com mais biodiversidade e que ainda possibilitam a aquisição de seus produtos, como verduras, grãos, legumes, frutas e raízes, sem a presença de intermediários. Desse modo, há mais estímulo à solidariedade e à justiça social. 

        CSA é a sigla da “Comunidade que Sustenta a Agricultura”, uma forma de cultivar e consumir que une agricultores e pessoas que desejam ter acesso a uma alimentação geradora de saúde e equilíbrio.

        Ao produzirem o nosso alimento de acordo com o princípio da Criação, as CSAs revelam o verdadeiro caminho da sustentabilidade: favorecer, de todas as formas, a agricultura sem veneno, para a nossa saúde, a saúde de toda a sociedade e a saúde do planeta Terra, a nossa casa.