A agenda terá o aniversário da UMAPAZ, vivência com chef Leila D e curso sobre abelhas nativas!


Publicado em 23/01 às 09h

Dia 24 de janeiro – Mobilidade e Sustentabilidade são os temas da atividade que celebrará o 14º Aniversário da UMAPAZ. O evento contará com palestras e debates e visa responder a seguinte questão: Com mais de 42 milhões de deslocamentos diários, quais as possibilidades atuais e cenários possíveis para uma mobilidade mais sustentável na Cidade de São Paulo? Mediação do jornalista André Palhano.

Dia 25 de janeiro – Para celebrar o aniversário de 466 anos de São Paulo, a UNIFESP receberá um mutirão de plantio agroecológico, incluindo uma homenagem à Dra. Ana Primavesi, que ganhará uma árvore a ser plantada na ocasião. Participe e contribua para verdejar nossa cidade!

Dia 26 de janeiro – O Centro Cultural São Paulo vai sediar uma vivência na qual os participantes vão construir abrigos para abelhas solitárias em cerâmica, argila e bambu, podendo levá-los para casa ao final da oficina ou deixar nos espaços verdes próximos, para ajudar as abelhas solitárias a terem um lar para sobreviver em São Paulo.

Dia 29 de janeiro – O Sesc Consolação realiza a vivência A Saúde que Vem das Nossas Florestas, ministrada pela Chef Leila D.  O encontro falará das frutas presentes em nossa Mata Atlântica, com altos valores nutricionais e antioxidantes, como o Cambuci e a Fruta da Palmeira Juçara.

Dia 2 de fevereiro – O Mutirão agroecológico mensal vai rolar na Horta das Flores. É uma bela oportunidade de vivenciar uma manhã de cultivo e convívio solidário. Vá com uma roupa para sujar, sapato fechado, protetor solar, chapéu, capa de chuva, luvas e leve um lanchinho para compartilhar!

Dia 4 de fevereiro – O Laboratório de Envolvimento Agroecológico promove a oficina de Produtos Naturais no combate de doenças e insetos em plantas no Assentamento D. Tomás - Franco da Rocha. O facilitador será o querido Clovis Oliveira, integrante do MUDA. Contribuição de 70 reais, com almoço incluso! Contatos e inscrições: clovis - floraacao@gmail.com - (11) 992658334

Dia 11 de fevereiro – O Sesc Paulista oferece mais uma edição o Minimutirão: Preparar, Plantar e Colher, no qual os participantes realizam tarefas de manuseio da terra, plantio e colheita. O público aprende noções básicas de cuidados com hortas e jardins caseiros, além de informações relativas a cultivo e jardinagem.  

Dia 15 de fevereiro – Mais uma super edição do Bazar Agroecológico do ArboreSer vai rolar, trazendo as deliciosas comidinhas veganas, muita música e toda a produção de mudas agroecológicas, composto orgânico, biofertilizantes, artesanatos e muito mais, tudo feito com amor em no quintal ancestral do coletivo.

Dias 15 e 16 de fevereiro – A Morada da Floresta, em parceria com a Zootecnista Carina Oliveira Abreu, promoverá um curso direcionado para as pessoas que desejam conhecer mais sobre as abelhas sem ferrão e, até mesmo, ter uma ou mais colméias desses maravilhosos seres. Faça aqui sua inscrição!

Até dia 6 de março – Está aberta à consulta pública a proposta da Política Nacional de Recursos Genéticos da Agrobiodiversidade, instrumento importantíssimo para a sustentabilidade socioambiental de nosso país. Participe e ajude a construir nosso futuro!