Para iniciar o novo ano com saúde e vitalidade, descubra como preparar receitas refrescantes!


Publicado em 23/01 às 09h

Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

Um novo ano se inicia com um verão maravilhoso! Mas devemos nos atentar, pois se engana quem pensa que nosso sistema imunológico não é afetado pelo calor. 

O verão também é uma estação em que o cuidado com a saúde é de extrema importância. A ingestão de água para manter nosso organismo hidratado é um dos principais fatores que devemos nos atentar.

Quando suamos, praticamos atividade física, ou até mesmo quando a temperatura corporal é elevada, perdemos eletrólitos, minerais e vitaminas importantes para a manutenção e o equilíbrio das funções do organismo, bem como para o sistema imunológico. É por estes e outros motivos que a ingestão de água deve ser policiada no nosso dia-a-dia.

Uma das principais queixas no calor é a inapetência (ausência do apetite), e essa inapetência pode levar a uma desidratação, a um desequilíbrio nutricional e ao déficit de nutrientes.

Para evitar tais problemas, algo que pode nos ajudar é a ingestão de alimentos refrescantes, tais como frutas, hortaliças e legumes! Para você aproveitar o verão, e manter o seu sistema imunológico, que tal uma receita deliciosa de sopa fria?

Receita: Sopa Fria Refrescante

Ingredientes:

  • 500g de abóbora
  • 2 araçás (pode ser amarelo ou vermelho)
  • Gengibre ralado a gosto
  • ½ maço de cheiro verde
  • ½ alho poró
  • Sal a gosto
  • 1 fio de azeite

Modo de preparo: Lave os araçás e remova sua pele e o caroço. Corte a fruta em quatro partes e reserve. Cozinhe a abóbora na panela de pressão por 15 minutos. Após estar cozida, acresce no liquidificador a abóbora e os araçás até formar uma consistência de sopa. Coloque a sopa em uma panela e acrescente os demais ingredientes. Reserve. Prontinho, uma sopa deliciosa, nutritiva, exótica e muito refrescante para iniciarmos o ano com muita saúde e vitalidade.