Uma combinação de ingredientes divina para celebrar o novo ano e regenerar nosso organismo


Publicado em 18/12 às 15h

Uma combinação de ingredientes divina para celebrar o novo ano e regenerar nosso organismo

Por Conceição Trucom – DoceLimão

Neste último mês de 2019, nosso boletim Nutrindo a Mudança traz uma receita deliciosa para encantar os paladares! Trata-se de uma preparação que faz parte do trabalho que estamos desenvolvendo sobre os Laticínios Vivos e o Novo modelo da Digestão Humana, já que é uma bebida levemente probiótica e bem simbiótica...

Segue aqui, com muita alegria, para todas as pessoas que nos acompanham, como um presente do Doce Limão, sendo recomendada para uso em uma sobremesa original de festas de virada de ano.

Aqui a manga, a cenoura e o limão, que são ricos em betacarotenos, são fermentados juntos com um leite de linhaça germinada, obtendo-se assim um iogurte delicioso para servir pela manhã na refeição matinal. Ou, se você preferir, como um lanche da tarde. Até mesmo como uma sobremesa exótica!

Importante ressaltar que esta receita faz parte da Alimentação Regenerativa porque exubera de antioxidantes da família dos betacarotenos (cenoura e manga) e promove ação anti-inflamatória, devido ao elevado teor de ômega-3 que a semente de linhaça apresenta. A ausência de açúcar isolado, associada com elevado teor de fibras e de probióticos potencializa sua função altamente regenerativa. Vamos lá?

Ingredientes:

  •  6 xícaras (chá) de manga descascada e picada. Precisa ser BEM madura pois caso contrário não terá a doçura e textura necessárias para o sucesso da receita: preparo e degustação!
  • 2 xícaras (chá) de cenoura picada (ou abóbora).
  • Suco fresco de 2 limões médios.
  • 6 colheres (sopa) de linhaça germinada (1 parte para 5 de água por 8 a 16 horas).

Preparo:

  1. Bata no liquidificador a manga + cenoura + limão até obter um creme macio. Passe para uma jarra e reserve.
  2. Acrescente a linhaça no fundo do liquidificador + 2 xícaras de água filtrada (ideal solarizada) e bata até que toda a semente seja aberta num leite bem espesso. Coar na PF1 se desejar SEM a fibra da linhaça.
  3. Junte o creme de beta-caroteno e misture bem.
  4. Transfira para uma garrafa de vidro com tampa e encha até a boca (quase sem ar).
  5. Leve para a geladeira e deixe fermentar por 24 horas.
  6. Antes de servir coe numa PF2 ou PF3 para retirar as fibras da manga e cenoura que ajudaram na fermentação espontânea.
  7. Sirva bem geladinho em taças. Decore a gosto.

Rendimento: 1,5 litros. Mas você pode usar mais manga se desejar, vai mesmo do gosto. Pode-se servir como refeição matinal, lanches e até sobremesas.