Novo vídeo introduz o assunto do kombucha com uma receita básica, e ainda dá dicas de variações


Publicado em 26/11 às 10h

Por Conceição Trucom – DoceLimão

Agora temos, em nosso canal Docelimão, um vídeo inspirador sobre o kombucha, vale a pena assistir e conhecer mais sobre essa bebida incrível.

O kombucha é um chá milenar de origem chinesa (206 a.C.). Mas existem textos do Japão, da Rússia e até Coreanos que reivindicam este nome. Trata-se de um probiótico, ou seja, a fermentação é feita a partir de bactérias e leveduras, presentes no SCOBY = cultivo simbiótico de bactérias e leveduras (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast). Um ‘primo’ da “madre” usada para fermentar sidras e vinagres.

Não se iluda: existe um discurso de que as bactérias e leveduras do Kombucha não digerem bem o mascavo ou melado, mas que elas adoram (digerem melhor) o açúcar cristal ou branco...

Minha pergunta é: como assim?

Qual seria o açúcar que consumiam os SCOBIES em 206 a.C.?  Lembrando que açúcar refinado passou a existir somente nos séculos XV-XVI

durante a Era macabra da Escravidão do povo africano...

E por que colocar em fermentação sem estímulo de fótons (luz)? Para evitar o estresse das bactérias e leveduras, além de adaptá-las para um bom desempenho dentro do organismo humano.

Para quem quiser aprofundar os saberes sobre esse tema instigante, já estão abertas as inscrições para o novo curso online "Fermentar é Preciso".

No curso completo você vai ter:

Aulas em texto e vídeo

Você vai aprender tudo sobre os benefícios e conceitos dos alimentos fermentados, os probióticos (e prebióticos), e como ter uma microbiota mais saudável para melhorar o sistema imunológico, a saúde plural e sentir-se bem.

Faça parte de um grupo exclusivo

Além do conteúdo escrito e em vídeo, da interatividade da plataforma, você poderá fazer parte de um grupo exclusivo no Facebook para trocar informações, receitas, imagens, e tirar dúvidas com a Conceição e outros membros do grupo.

Todas as suas perguntas respondidas

Fazendo parte desse grupo, você poderá participar de pelo menos 3 encontros ao vivo com a Conceição Trucom para esclarecer todas as suas dúvidas e acompanhar o avanço dos seus fermentados. Diferente dos encontros abertos (que ficarão gravados para os assinantes) em que não dá tempo de tirar todas as dúvidas, neste grupo serão poucas pessoas e você terá uma atenção especial!

Receitas

Além do conteúdo teórico, muitas receitas para você praticar, que cobrem o "feijão com arroz" do mundo dos probióticos e dão asa para você criar de forma ilimitada!

Seja VIP

Durante 1 ano, a Conceição Trucom sorteará um ingresso entre os compradores do grupo para cada evento presencial que ela realizar.

Aos que assim desejarem ou precisarem, será liberado um Certificado Doce Limão de participação e carga horária de 12 horas, após 3 meses de assinatura, tempo mínimo necessário para garantirmos tal participação e aprendizados.