Conheça melhor o fruto da juçara e descubra como preparar uma receita bem saborosa e nutritiva


Publicado em 28/10 às 11h

Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

A Juçara é fruto da palmeira Euterpe edulis, espécie vegetal típica da Mata Atlântica, podendo ser encontrada ao longo da costa brasileira, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Também está presente no interior dos estados de São Paulo, Paraná, Mina Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Sua polpa é muito semelhante ao do açaí, no que diz respeito às características sensoriais e propriedades nutricionais.

A juçara oferta seus frutos durante um longo período do ano e a atividade de sua extração é uma ferramenta de segurança alimentar e qualidade vida no Norte do Brasil e na Mata Atlântica.

Seus frutos possuem altos teores de minerais, fibras e compostos bioativos, em destaque as antocianinas, substâncias responsáveis pela sua coloração e com alto poder antioxidante, auxiliando na redução da produção de espécies reativas de oxigênio, normalizando os caminhos metabólicos que geram algumas doenças como diabetes, disfunção endotelial e doenças cardiovasculares.

Ainda, os antioxidantes são compostos que atuam inibindo ou diminuindo os efeitos do estresse oxidativo desencadeado pelos radicais livres e compostos oxidantes.

O trabalho de aproveitamento dos frutos na alimentação humana pode ser uma alternativa com grande potencial econômico e ambiental, por agregar valores aos remanescentes florestais e, ao mesmo tempo, contribuir na preservação de diversas espécies.

Vamos preparar um delicioso suco de Juçara, agregando muitos benefícios a nossa saúde e ao meio ambiente?

Receita: Suco antioxidante

Ingredientes:

  • 10 bagos de juçara
  • 1 kiwi
  • 1 pitada de canela
  • 1 colher de café de melado de cana
  • 150 ml de água

Modo de preparo: Lave vem os bagos da juçara, para usamos com a casca. Descasque o kiwi, e bata no liquidificador todos os ingredientes. Prontinho, um suco delicioso e cheio de nutrientes.