Exposições, Festivais, oficinas e roda de conversa sobre ativismo e mídia independente na agenda!


Publicado em 24/09 às 10h

A partir de setembro – Jardinalidades é uma plataforma de pesquisa e produção voltada a poéticas contemporâneas, ações artísticas e ativistas que se debruçam sobre as complexas relações entre natureza e cidade. Com curadoria de Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias, Jardinalidades conta com uma exposição com obras já existentes e trabalhos inéditos, que dialogam com o contexto do Sesc Parque Dom Pedro II e seu entorno, como também, residências artísticas, ações e atividades da programação integrada com a participação de artistas e pesquisadores sobre temas afins.

Dia 26 de setembro – A Oficina: Desarquivando Práticas Antigas Na Agricultura será realizada na UMAPAZ e visa despertar a curiosidade no público interessado pelo conhecimento de algumas práticas agrícolas antigas que não são mais usadas atualmente; contudo, foram muito eficazes.         

Dia 1 de outubro – Mais um encontro incrível irá ocorrer na UMAPAZ. A atividade Conversa com Pamella Simioni: Primavesi em Arte irá explorar o universo lúdico e artístico como forma de pensar a Educação, através da interpretação de temas vitais como a Agroecologia e os contos de Ana Maria Primavesi.

Dia 2 de outubro – A atividade de abertura da 3º edição do Experimenta! Comida, saúde e cultura vai ser realizada pelo SESC, com a participação do sociólogo e pesquisador francês Claude Fischler, que irá falar sobre as dimensões sociais e culturais da alimentação. Para participar, é necessário confirmar presença nos emails: bruna.damasceno@sescsp.org.br e sandragomes@sescsp.org.br

Dia 3 de outubro – O Instituto Brasil Orgânico terá sua assembleia de fundação realizada às 17 horas, no Auditório Paulinho Nogueira, no Parque da Água Branca, tradicional espaço de feiras orgânicas, com o objetivo de reunir a comunidade que atua e apoia o setor. Na ocasião, haverá uma homenagem a Dra Ana Maria Primavesi, pioneira do cultivo orgânico em nosso país.

Dia 6 de outubro – A roda de conversa Comida de Verdade na Pauta - Mídia Independente e Ativismo Agroecológico no Brasil vai rolar no Festival Da Terra ao Prato. Participarão do encontro: Alceu Castilho (Observatório De Olho nos Ruralistas), Glenn Makuta (Slowfood Brasil), Guilherme Zochio (O Joio e o Trigo) e Susana Prizendt (Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e MUDA - Movimento Urbano de Agroecologia)

Até dia 16 de outubro – A Matilha Cultural promove o tradicional Setembro Verde, projeto anual do espaço de cultura, que aborda questões ambientais. A exposição “Emergência Climática”exalta e celebra o meio ambiente, a relevância dos povos indígenas para a proteção das florestas e a sustentabilidade. Um conjunto de filmes acompanha a programação.