Uma semente incrível para nutrir o organismo que também pode ajudar nos cuidados com a pele


Publicado em 19/08 às 10h

Por Conceição Trucom – DoceLimão

Você sabe como preparar o GEL DA LINHAÇA? Chegou a hora... Porque este GEL é fundamental nos preparos culinários de sorvetes, maioneses, cremes de leite, substituindo ovos e claras, e até no preparo dos sucos verdes. Mas para a cosmética natural este gel de linhaça e o gel da aloe vera são CATIVOS em todas as nossas formulações.

É isso mesmo! A linhaça é uma sementinha utilizada frequentemente na alimentação por sua destacada concentração em ômega-3, ácido graxo excelente para ações antiinflamatórias. Mas, além desta semente sagrada para uso culinário, muitas delas cacheadas e crespas, descobriram que ela também pode funcionar como um excelente ativador natural de cachos. Também uma EXCELENTE base para o preparo de cremes, máscaras, esfoliantes, seruns e demaquilantes.

Este gel (um leite bem espesso porque concentrado) é preparado basicamente com:

1) A semente de Linhaça previamente hidratada por 8 horas, ou germinada (de 8 a 16 horas contínuas na água),

2) Água Solarizada (ou chás terapêuticos) e

3) Ocasionalmente suco fresco de limão como conservante.

Reforço: sempre usando água solarizada, na hidratação e no preparo do gel. Ou seja, não eliminamos a água de hidratação, exatamente por sua riqueza em mucilagens, justo as fibras que conferem esta especial textura de viscosidade e gel. E mais, estas mucilagens irão garantir forte ação emoliente e hidratante nas fórmulas cosméticas de uso tópico. Para complementar, este gel da linhaça tem ação adstringente, favorecendo no tratamento de peles mais mistas ou oleosas, mas também conferindo estabilidade das fórmulas com ativos oleosos, como os óleos e azeites vegetais, e os óleos essenciais.

Mas além de tratar cabelos e couros-cabeludos, sua textura é excelente como base de cremes, seruns, máscaras e leave-ins... Apesar de ser uma base aquosa, quando acrescentamos 5 a 10% de óleo de babaçu e/ou azeite de abacate, passa a ter excelente duração (validade), mesmo fora da geladeira: cerca de 15 dias! Veja no site Docelimão ótimas receitas!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS