Curitiba recebe a 18ª edição da Jornada de Agroecologia, um encontro de vivências inspiradoras


Publicado em 19/08 às 10h

Por equipe de comunicação da Jornada de Agroecologia

Cuidar da terra, da biodiversidade do planeta e de todos os seres vivos. Esta é a missão central da Agroecologia, um modelo de agricultura que vai além de uma forma de plantar, e propõe uma postura perante a vida, outro jeito de produzir e reproduzir.

Carrega os saberes populares dos povos originários e comunidades tradicionais e segue agregando tecnologias, conceitos e saberes da humanidade, em permanente movimento.

A Jornada de Agroecologia começou a ser construída no Paraná em 2001 e teve a primeira edição em 2002, com o objetivo de defender e propagandear esta forma de produção como um projeto popular.

É um projeto que se contrapõe ao agronegócio, é um modo de organizar a vida que tem como princípios:

  • O cuidado com a terra e com o meio ambiente;
  • A produção de alimentos saudáveis, não transgênicos e sem agrotóxicos; 
  • Relações humanas justas e igualitárias; 
  • O acesso à terra pelos camponeses e camponesas.

Oito municípios do Paraná já receberam edições da Jornada ao longo dos 18 anos de existência do evento. Os encontros se tornaram uma grande escola popular para as trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, impulsionando a articulação de um amplo movimento agroecológico.

É nos encontros anuais que as pessoas podem trocar experiências, buscar conhecimento, trocar sementes e avançar na luta permanente por uma terra livre de transgênicos e agrotóxicos. Camponesas e camponeses se misturam a pesquisadores, estudantes, trabalhadores urbanos de diferentes ramos, com uma grande feira ao ar livre, apresentações artísticas, formações, trocas de experiências.

É um dos maiores encontros de povos e comunidades agroecológicas do Brasil, construído a muitas mãos. São mais de 30 organizações, entidades, movimentos e coletivos que fazem parte dessa construção.

Este ano, Curitiba vai receber a 18ª edição da Jornada de Agroecologia, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Vamos ocupar o coração da capital do Paraná. E para que isso aconteça, precisamos do seu apoio. Seja você também parte desse projeto de transformação!

Como contribuir:

Você pode contribuir pela internet por meio da plataforma Kickante, e ainda receber recompensas.

Por meio de depósito bancário, com os seguintes dados:

Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná (ACAP)

Banco Itaú AG: 3834 CC: 25030-4                      CNPJ: 02.881.494/0001-96

A agroecologia é instrumento para a vida melhor que buscamos no campo e na cidade. 

Fortaleça a Jornada de Agroecologia!  

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS