Estamos na época das jabuticabas, fruta nativa do sudeste do Brasil que é deliciosa!


Publicado em 22/11 às 12h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

Dentro de nossa imensa biodiversidade, a jabuticaba é uma fruta típica que pode ser encontrada em diversas regiões, principalmente no Sudeste. Os pequenos frutos da jabuticabeira possuem um delicioso sabor adocicado, e podem ser consumidos de diversas formas. Além do sabor, a jabuticaba possui rico valor nutricional, pois é repleta de compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios, que protegem nosso organismo contra os radicais livres e citocinas pró-inflamatórias, moléculas que, quando em excesso, podem ser nocivas às células, hormônios e órgãos, prejudicando o seu funcionamento. Além disso, contém fibras, vitaminas, como a vitamina C, e minerais, como o magnésio, fósforo e potássio, que são essenciais para mantermos o equilíbrio de nosso organismo e a saúde.

Apesar de ser um fruto originalmente nativo do Brasil, ainda não é encontrada facilmente nos cardápios de nossa população, sendo mais cultivada e consumida de forma mais familiar e regional.

Dessa forma, precisamos difundir cada vez mais o conhecimento dos benefícios nutricionais e as formas de consumo da jabuticaba, a fim de valorizarmos a nossa biodiversidade e a agricultura familiar.

Então, vamos aprender uma receita deliciosa, nutritiva e refrescante!

 

Receita: Sorbet de jabuticaba com gengibre

Ingredientes:

  • 1 banana madura congelada
  • 6 jabuticabas com casca e sem sementes
  • ½ xícara (chá) de água de coco
  • 1 colher (café) de gengibre ralado
  • Folhas de hortelã

 

Modo de preparo: Corte a banana congelada em rodelas, coloque no liquidificador e bata no modo pulsar. Aos poucos, acrescente as jabuticabas, a água de coco e o gengibre. Bata, ainda no modo pulsar, até formar um creme. Coloque em taças, decore com folhas de hortelã e sirva a seguir.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS