Comunidade que Sustenta a Agricultura Brasil participará de Encontro de Horticultores em SP


Publicado em 19/06 às 10h

Por Claudia Vivacqua de Figueiredo - CSA Brasil

A Associação Comunitária Monte Azul oferece, do dia 7 a 9 de julho, em seu núcleo denominado Horizonte Azul (localizado no bairro Horizonte Azul, zona sul de São Paulo), o Encontro de Horticultores e interessados em Hortas Comunitárias.

A visão e a essência desse encontro surgiram do desejo de reunir agricultores e interessados no tema, em uma região periférica de São Paulo, onde muitas vezes não existe acesso às informações sobre uma forma saudável de plantar e escoar os alimentos, para que pudessem trocar ideias e acessarem novos conhecimentos.

O primeiro dia do encontro será dedicado à Agricultura Biodinâmica e suas experiências no Brasil.

No segundo dia, será abordado o conceito e prática das Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA), bem como as reflexões sobre as Vivências em permacultura e Cultura Indìgena Guarani, de Boracéia.

O terceiro dia será dedicado ao tema da Agricultura orgânica na Rede Pública em São Paulo, além dos debates sobre as seguintes questões: Qual o futuro da Agricultura Urbana? Qual o futuro dos indígenas no Brasil?

Os temas tratados são de profunda relevância para entendermos a importância de um solo saudável, uma Agricultura saudável e uma cultura que respeita seus ancestrais.

O núcleo Horizonte Azul vêm se revelando como um importante espaço de promoção e troca de conhecimentos na periferia de São Paulo.

Estarão presentes para compartilhar seus conhecimentos nestes temas: Ali Batista (Agricultor e Fundador da CSA Rio Grande do Sul), Ana Flávia (Instituto Kairós), Daniel Pestana Mota (Presidente da Associação Comunitária CSA Brasil, Viviane (Permacultura) e representantes da cultura Indígena Guarani de Boracéia.

Inscrições em: escoladeresiliencia@monteazul.org.br a/c Jéssica Leite Mário.