Biobrazil Fair, Viva a Mata, curso de sistemas agroflorestais e de ativismo na programação do mês


Publicado em 21/05 às 16h

Mês de maio – O Viva a Mata 2019 reunirá a sociedade, para comemorar o Dia da Mata Atlântica (27/05) e debater a importância da floresta para a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento socioeconômico do país e a saúde e bem-estar da população. Oferecerá diversas atividades gratuitas durante todo o mês para mostrar como a Mata Atlântica está presente na vida dos brasileiros e de que forma as pessoas podem se relacionar melhor com o meio ambiente.

Dias 25 e 26 de maio - O Sítio Vale das Pedras sediará o primeiro módulo do curso de Sistemas Agroflorestais Aplicados Ao Cultivo Das Plantas Medicinais, que será facilitado pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto de Botânica Clovis Oliveira e pela Coletiva Caminho Natural e inclui alimentação vegana preparada pela Cheiro de Floresta.

Dia 25 de maio – O 17° Encontro PermaPerifa será realizado no Espaço Cultural CITA, oferecendo atividades de bioconstrução (para fazer uma sala, um forninho e uma cisterna), de paisagismo e de manutenção de composteira e minhocário, além de envolver os participantes em catalogar árvores e plantas do local. Almoço gratuito e espaço para as crianças.

Dias 31 de maio a 2 de junho – A 6ª Edição do Mini Curso Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia será realizada na Escola de Educação Popular do Assentamento Rosa Luxemburgo do MST, na Zona Rural de Agudos/Iaras, interior de SP. Certificado pela UNESP, o curso terá aulas teóricas e oficinas práticas e cada participante deverá contribuir com 130 reais para as despesas de alimentação e hospedagem. Informações com Bruno Mercúrio em  bmercurio@gmail.com.

Dia 31 de maio –  A Umapaz vai sediar o Minicurso: Ativismos alimentares: comida, política e meio ambiente, trazendo convidados especialistas no tema. Oportunidade importante de aprofundar o aprendizado e compreender melhor como agir no momento atual do país. Recomendamos!

Dias 5 a 8 de junho – A Biobrazil Fair realizará sua edição anual, trazendo um conjunto de debates, oficinas, vendas e exposições de produtos orgânicos. Destaque para a Mesa Redonda Mais Biodiversidade na Alimentação Escolar, que abordará a produção de PANC nas escolas e a aquisição de alimentos biodiversos provenientes da agricultura familiar e terá a participação de integrantes do Muda!  

Dia 8 de junho – A animação vai rolar no arraiá agroecológico na É Hora da Horta! Vai ter brechó, artesanato e feirinha, muitas brincadeiras, bingo, quadrilha e comidas típicas! Oportunidade de celebrar as tradições juninas em harmonia com a roça e ainda colher verduras fresquinhas diretamente da terra, mesmo estando na cidade de São Paulo!