O caroço do abacate e seus benefícios para que nossa vitalidade brote com toda a plenitude


Publicado em 21/05 às 16h

Por Conceição Trucom – DoceLimão

A semente - vulgarmente caroço - do abacate tem sido cada vez mais reconhecida por seu valor nutracêutico. Uma unidade dele tem a quantidade ideal de fibras que uma pessoa deve consumir diariamente e concentra a maior parte dos antioxidantes desta fruta: cerca de 70%. Suas fibras podem facilitar a concentração do colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo.

O caroço do abacate também é um poderoso antimicrobiano, antifúngico e um antibiótico natural. Ele tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

Vamos então saber mais dos vários benefícios que o caroço dessa deliciosa fruta pode nos proporcionar e utilizá-lo em nosso dia a dia.

  • A semente desse fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.
  • Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.
  • O consumo frequente do caroço do abacate não só previne gripes e constipações, como também é capaz de curá-las, por seu poder de fortalecer o sistema imunológico.
  • Muitas pessoas, quando ansiosas, entram em compulsão e procuram se "acalmar" exagerando nas comidas calóricas. A novidade é que o caroço de abacate pode ser um ótimo alimento para diminuir essa necessidade de comer fora de horas, e consequentemente, ajudar a perder peso.
  • Ele também colabora bastante, para manter o baixo nível de açúcar no sangue.
  • Um chá de uma semente de abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.

Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.

Veja aqui mais detalhes sobre o modo de usar o caroço do abacate em preparações curativas e comece o quanto antes a ajudar sua saúde a brotar com toda a energia!