Comunidade que Sustenta a Agricultura está chegando na zona norte da cidade de São Paulo!


Publicado em 20/02 às 17h

Por Gabriela Almeida - CSA Brasil

Sabemos da atual preocupação das pessoas em garantir uma alimentação segura, sustentável e sem agrotóxicos. Diante dessa preocupação, a nutricionista Gabriela Almeida inicia articulações na cidade de São Paulo para aumentar o acesso da população aos alimentos orgânicos de forma justa e economicamente viável, através da implantação de mais uma Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA) no município.

A nutricionista obteve conhecimento sobre essa iniciativa através da Pós-graduação da VP Centro de Nutrição Funcional, instituição que realiza o curso de Nutrição Clínica Funcional. Em seguida realizou o curso de formação da CSA Brasil, na cidade de Botucatu - SP, curso que acontece duas vezes ao ano. O curso proporciona conhecimento técnico, filosófico e prático de como iniciar uma CSA.

Com tais conhecimentos, Gabriela iniciou diversas articulações, até conseguir o contato com um agricultor orgânico do Sitio São Benedito, em Monteiro Lobato – SP, que trabalha em um sistema inteligente e em harmonia com a natureza. Lá tudo é construído com o menor impacto possível, com agricultura orgânica e alimentos vivos - sem uso de nenhum tipo de agrotóxico - utilizando sistemas agroflorestais. Ele já tinha conhecimento sobre CSA e estava interessado em fazer parte dessa iniciativa.

Então iniciaram a estruturação da CSA, com a definição de alguns itens como: local de entrega, cotas, variedades de itens, acordos etc.. A criação do grupo se deu por contatos dos parceiros e com divulgação para a comunidade da região.

Um dos fatores importantes para alavancar a iniciativa foi o apoio de diversos parceiros interessados, a exemplo da Médica Marta Barreto, que abre as portas da sua clínica para as reuniões e contribui na organização da CSA.

A CSA São Paulo Zona Norte (Santana), está em finalização e em breve entregará suas primeiras cotas de alimentos orgânicos para os co-agricultores. Esse trabalho na zona norte de São Paulo está apenas se iniciando e o objetivo é que futuramente ocorra uma grande expansão no município, de modo que ele tenha mais locais de CSA em todas as suas regiões.

 

                       

 

 



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS