As mobilizações se intensificam e uma grande rede solidária está sendo formada em todo o país


Publicado em 20/02 às 17h

Por Susana Prizendt - C. P. C. A. P. V. e MUDA-SP

O ano de 2019 deverá ser mesmo de muita mobilização! Após sermos atropelados pelas decisões prejudiciais à sociedade e ao meio ambiente, que foram tomadas pelo governo federal ao assumir a gestão do país, nós, movimentos atuantes por uma vida mais equilibrada, justa, solidária e em harmonia com a natureza, estamos organizando um conjunto de ações para buscar o retorno das conquistas que perdemos.

Como já divulgamos na edição de janeiro do Nutrindo a Mudança, a Medida Provisória 870, decretada no primeiro dia de mandato do atual presidente do país, desestruturou importantes setores da área socioambiental. Uma das alterações de maior impacto nas políticas públicas, que buscam assegurar os direitos da população e a participação democrática da sociedade,  foi a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Para lutar pela existência do CONSEA, uma rede imensa de pessoas e organizações está se unindo e mobilizando suas energias. Elas decidiram promover um dia de ações em todo o Brasil, realizando um conjunto de Banquetaços. A data escolhida foi o dia 27 de fevereiro e já há grupos de trabalho para organizar edições em várias capitais e em cidades do interior e do litoral do país. Mas você sabe o que é um Banquetaço e como ele surgiu?

“O Banquetaço é um ato de solidariedade para com aqueles que necessitam do fornecimento de alimentação pública; um congraçamento em torno da mesa com vistas à inclusão social.” É fruto de uma articulação política apartidária, que envolve a sociedade civil, as organizações não governamentais, os coletivos e os profissionais de diversos setores, unindo-os em busca de soberania e segurança alimentar. “Um Movimento de defesa da boa alimentação no Brasil, que, por meio de banquetes públicos, visibiliza questões políticas e alimentares urgentes e pressiona por tomadas de decisões em prol do bem comum.”

O texto acima dá uma ideia, mas somente a presença em um Banquetaço nos permite vivenciar a intensidade da experiência que ele oferece, apresentando uma variedade de sabores, cores, texturas, sons, aromas... uma riqueza material e conceitual gerada de modo absolutamente colaborativo e solidário. Uma demonstração muito clara da abundância que a natureza, quando valorizada e respeitada, pode nos fornecer; estabelece um contraponto ao modelo que atualmente predomina em nossa sociedade, limitado pela lógica da escassez, em que os alimentos são vistos como meras mercadorias.

Para a série de Banquetaços a favor da manutenção do Consea, no próximo dia 27, a proposta é reunir pessoas em torno de uma mesa farta, com alimento bom, limpo e justo, a partir das 12h, em várias cidades do país, promovendo atividades para chamar a atenção sobre a importância da existência do Conselho. Trata-se de transmitir uma mensagem, destinada a toda a sociedade, mas com uma ênfase especial aos políticos (principalmente aos deputados federais, aos senadores e aos integrantes do Ministério da Cidadania), que revele a vontade legítima da participação democrática dos movimentos sociais no desenvolvimento das políticas públicas de fomento ao direito humano à alimentação adequada nos seus territórios.

Leia a seguir um trecho do material de divulgação da iniciativa. Convide as pessoas de suas redes de contato e colabore nesse ato tão importante pela Vida plenamente nutrida!

“Por direitos e soberania. No campo, na cidade, nas florestas e nas águas, a comida é definidora de identidades e territórios. A comida deve alimentar corpo, mente e alma, não matar, nem por veneno nem por conflito. Deve erradicar a fome e conservar a natureza, promover a saúde e a paz entre os povos. Comer é ato político e o que comemos determina o sistema alimentar que fomentamos com nossas escolhas. Entre saberes, fazeres, falares e pensares, reafirmamos o valor da diversidade alimentar e cultural do país. Em diversos lugares do Brasil, com diversos Brasis nos pratos, banquetaços se mobilizam para exigir que a comida continue sendo direito de todos e que a participação da sociedade na tomada de decisões continue em voga. Para comer uma comida de verdade, conheça a verdade sobre a comida!” Texto inspirado no Manifesto da 5a. Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Conheça o manifesto na íntegra em http://bit.ly/Manifesto5Consea

Locais confirmados em que ocorrerão Banquetaços:

Estados: AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MS, PB, PE, PR, RJ, RN, SC, MG, SP, SE, RS

Municípios do Estado de São Paulo : Grande SP, São José dos Campos, Botucatu, São Carlos, Ribeirão Preto e Santo Antônio do Pinhal

Links relacionados ao evento:

Abaixo assinado contra a extinção do Consea Nacional

Página Oficial do CONSEA NACIONAL

Página Oficial do BANQUETAÇO



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS