Vamos valorizar nossos biomas e nos refrescar com o preparo de receitas de deliciosos sorvetes


Publicado em 21/01 às 09h

Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

Diante da nossa realidade atual, é necessário falarmos sobre os biomas do nosso país. As sérias preocupações existentes são em relação às ameaças à nossa biodiversidade, agravadas recentemente pelas mudanças na demarcação das terras indígenas, quilombolas e destinadas à reforma agrária, que passaram a estar sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instância dominada pelo poder ruralista.

Nosso país possui uma composição natural extremamente rica e variada, que precisa ser conhecida, valorizada e preservada. Um bioma é formado por um conjunto de ecossistemas integrados entre si e possui uma fauna e uma flora específicas, definidas pelas condições climáticas, geográficas, físicas e litológicas.

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal são os biomas brasileiros, cada um deles tem uma diversidade biológica própria que permite o desenvolvimento e a manutenção básica de suas plantas e animais, equilibrando o relacionamento entre todos os seres vivos. Sendo assim, cuidarmos de nossos biomas é preservar e manter a vida!

As comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, os assentados da reforma agrária e os agricultores familiares ajudam na preservação desse patrimônio natural. Podemos colaborar com essa preservação através de nossas escolhas alimentares, incentivando e apoiando a agricultura familiar, a reforma agrária, e movimentos sociais e culturais, como o Slow Food Brasil!

Devemos garantir que a nossa biodiversidade permaneça íntegra para as gerações futuras, fornecendo todos os conhecimentos necessários para mantê-la em equilíbrio. A pecuária e as monoculturas estão invadindo cada vez mais os biomas, gerando a extinção de um número alarmante de espécies. Mas nós podemos mudar este cenário e o momento é agora! Se ficarmos passivos frente às atividades destrutivas praticadas pela nossa sociedade, correremos o risco de chegar em um momento irreversível. Pensando nessa situação atual e também nesse calor que aumenta a cada dia, porque não fazer um delicioso sorvete, usando um fruto dos nossos biomas, de modo a colaborar com sua valorização?

Criamos uma receita diferente para cada bioma, agora a escolha é sua. Aproveite para se refrescar e se nutrir nesse verão, preservando nossas riquezas alimentares!

Receita: Sorvete da Amazônia    

Ingredientes:

  • 6 unidades de Bacuripari
  •  500ml de água

Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço, e guarde-o, pois, você pode utilizar em outra preparação. Bata no liquidificador os frutos com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.

Obs- Os potinhos podem ser de sorvete, pois já vêm com o palito, mas, se você utilizar outro, compre palitos de sorvete e insira nos potinhos. Leve ao frízer por 8 horas. Prontinho, um sorvete nutritivo para refrescar nesse calor.

Opcional: você pode colocar outras frutas de cada bioma junto com as que indicamos nas receitas , assim agrega muitos outros benefícios.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receita: Sorvete da Caatinga   

Ingredientes:

  • 4 unidades do Maracujá da Caatinga
  • 500ml de água

Modo de preparo: Lave bem os frutos, corte em duas metades e retire toda a polpa de dentro, como o maracujá normal. Bata no liquidificador a polpa com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receita: Sorvete do Cerrado

Ingredientes:

  • 2 unidades de Pequi
  • 500ml de água

Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço e guarde-o porque você pode utilizar em outra preparação. Com o auxílio de uma colher retire toda a “carne do fruto” e, em seguida,  bata no liquidificador com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receita: Sorvete da Mata Atlântica   

Ingredientes:

  • 15 unidades de Cambuí-roxo
  • 500ml de água

Modo de preparo: Lave bem os frutos. Em seguida bata no liquidificador com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receita: Sorvete do Pampa  

Ingredientes:

  • 150g erva mate
  •  2 bananas (de sua preferência)
  • 250ml de água

Modo de preparo: Faça um chá de erva mate. Em seguida pique as bananas e bata no liquidificador com a água e o chá. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receita: Sorvete da Amazônia    

Ingredientes:

  • 6 unidades de uvaia
  • 500ml de água       

Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço e guarde-o porque você pode utilizar em outra preparação. Bata no liquidificador os frutos com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS