Publicado em 21/01 às 09h
Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional
Diante da nossa realidade atual, é necessário falarmos sobre os biomas do nosso país. As sérias preocupações existentes são em relação às ameaças à nossa biodiversidade, agravadas recentemente pelas mudanças na demarcação das terras indígenas, quilombolas e destinadas à reforma agrária, que passaram a estar sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instância dominada pelo poder ruralista.
Nosso país possui uma composição natural extremamente rica e variada, que precisa ser conhecida, valorizada e preservada. Um bioma é formado por um conjunto de ecossistemas integrados entre si e possui uma fauna e uma flora específicas, definidas pelas condições climáticas, geográficas, físicas e litológicas.
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal são os biomas brasileiros, cada um deles tem uma diversidade biológica própria que permite o desenvolvimento e a manutenção básica de suas plantas e animais, equilibrando o relacionamento entre todos os seres vivos. Sendo assim, cuidarmos de nossos biomas é preservar e manter a vida!
As comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, os assentados da reforma agrária e os agricultores familiares ajudam na preservação desse patrimônio natural. Podemos colaborar com essa preservação através de nossas escolhas alimentares, incentivando e apoiando a agricultura familiar, a reforma agrária, e movimentos sociais e culturais, como o Slow Food Brasil!
Devemos garantir que a nossa biodiversidade permaneça íntegra para as gerações futuras, fornecendo todos os conhecimentos necessários para mantê-la em equilíbrio. A pecuária e as monoculturas estão invadindo cada vez mais os biomas, gerando a extinção de um número alarmante de espécies. Mas nós podemos mudar este cenário e o momento é agora! Se ficarmos passivos frente às atividades destrutivas praticadas pela nossa sociedade, correremos o risco de chegar em um momento irreversível. Pensando nessa situação atual e também nesse calor que aumenta a cada dia, porque não fazer um delicioso sorvete, usando um fruto dos nossos biomas, de modo a colaborar com sua valorização?
Criamos uma receita diferente para cada bioma, agora a escolha é sua. Aproveite para se refrescar e se nutrir nesse verão, preservando nossas riquezas alimentares!
Receita: Sorvete da Amazônia
Ingredientes:
Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço, e guarde-o, pois, você pode utilizar em outra preparação. Bata no liquidificador os frutos com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.
Obs- Os potinhos podem ser de sorvete, pois já vêm com o palito, mas, se você utilizar outro, compre palitos de sorvete e insira nos potinhos. Leve ao frízer por 8 horas. Prontinho, um sorvete nutritivo para refrescar nesse calor.
Opcional: você pode colocar outras frutas de cada bioma junto com as que indicamos nas receitas , assim agrega muitos outros benefícios.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita: Sorvete da Caatinga
Ingredientes:
Modo de preparo: Lave bem os frutos, corte em duas metades e retire toda a polpa de dentro, como o maracujá normal. Bata no liquidificador a polpa com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita: Sorvete do Cerrado
Ingredientes:
Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço e guarde-o porque você pode utilizar em outra preparação. Com o auxílio de uma colher retire toda a “carne do fruto” e, em seguida, bata no liquidificador com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita: Sorvete da Mata Atlântica
Ingredientes:
Modo de preparo: Lave bem os frutos. Em seguida bata no liquidificador com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita: Sorvete do Pampa
Ingredientes:
Modo de preparo: Faça um chá de erva mate. Em seguida pique as bananas e bata no liquidificador com a água e o chá. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Receita: Sorvete da Amazônia
Ingredientes:
Modo de preparo: Lave bem os frutos, retire o caroço e guarde-o porque você pode utilizar em outra preparação. Bata no liquidificador os frutos com a água. Quando formar uma mistura homogênea, coloque em potinhos e leve ao congelador.