Para brotar é necessário amar a água, o solo, o ar e as sementes, livrando os de contaminações


Publicado em 14/12 às 17h

Por Conceição Trucom – DoceLimão

Brotar é Preciso, mas antes precisamos das sementes, da água e do solo. Como afirma Ana Primavesi, em seu livro de ouro Pergunte ao SOLO, e comprova a ativista Vandana Shiva: "O solo é um sistema vivo, uma entidade viva. A vida no solo (organismos do solo, macro e micro) não apenas ajuda a agricultura, mas a humanidade como um todo. Então, para manter o solo vivo, é importante: Incorporar alimentos de matéria orgânica para organismos vivos; Protegê-lo da erosão; Parar de usar produtos químicos e adotar práticas orgânicas e agroecológicas para a gestão da saúde do solo."

Assim como um útero, o solo fornece a base de toda a vida mineral, vegetal, animal e humana na Terra. Pergunte ao SOLO: se saudável sustenta o crescimento das plantas (também saudáveis), purifica o ar e as águas, dignifica e protege a saúde de todos os reinos.

Podemos produzir brotos no ar, na água, mas sem um solo saudável neste planeta, não pode haver AR, ÁGUA ou Alimento saudável.

E vamos além, Brotar é Preciso... Expandir nossa visão é Preciso, para que os solos, tão vitais para qualquer ecossistema, já que desempenham um papel fundamental nos ciclos de carbono, no armazenamento, na filtragem das águas e na resiliência às diferentes condições climáticas... sejam por nós cuidados como bebês em constante gestão!

E vamos ainda mais além, precisamos cuidar das nossas águas, não só pela redução do consumo e de desperdícios, mas também em relação ao que colocamos nas águas que usamos... Brotar é Preciso, assim como é Preciso ter vontade de AMAR nossas ÁGUAS, ARES & SOLOS, integrando todos estes elementos com cuidado, para gerar um AMAR pleno, capaz de envolver nossa SAÚDE PESSOAL, a SAÚDE    de todos que amamos e principalmente a SAÚDE  do nosso planeta TERRA.

Quando temos um estilo de vida baseado na compra e no consumo de substâncias químicas (presentes em alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e do lar...), tudo isso, em minutos, horas ou dias, irá para nossas ÁGUAS, ARES & SOLOS, os ambientes por onde passamos, onde vivemos. E essa será nossa pegada, nosso rastro e nosso impacto no planeta.

Brotar é Preciso! Mas sugiro que façamos estas reflexões para escolher nossas sementes e solos onde iremos Brotar, nos Brotar e Re-Brotar nossos corações e mentes!

Bora sair da caverna, bora nos desvincularmos da escravidão que nos causa os donos da caverna...

Conheça mais sobre o Mito da Caverna de Platão pela ótica da filósofa Regina Galvão (Nova Acrópole) aqui.  E Bora Brotar!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS