Uma fruta nativa que está sendo cada vez mais valorizada e pode renovar o sabor de seu Natal!


Publicado em 14/12 às 16h

Por Valéria Paschoal - VP Consultoria Nutricional

O Cambuci (campomanesia phaea) pertence à família Myrtaceae, nativo da Mata Atlântica brasileira. No passado, o cambucizeiro era encontrado em diversos locais de São Paulo e Minas Gerais, mas, atualmente, devido ao desmatamento, está cada vez mais difícil encontrá-lo. Seu nome vem da cultura indígena, onde era conhecido como kamu’si, ou seja, pote d’água em tupi-guarani. O bairro Cambuci em São Paulo recebeu este nome devido à grande presença de muitos cambucizeiros na região.

Com safra entre fevereiro e junho, o Cambuci é uma espécie com risco de extinção, mas vem reaparecendo em alguns locais devido ao plantio em parques e praças, podendo ser encontrado em alguns mercados.

O Brasil é o sétimo produtor mundial de frutas tropicais, nativas e exóticas – entre elas o Cambuci. O fruto é verde, mesmo quando maduro, tem a casca fina, estrutura arredondada com extremidades achatadas e aroma doce, mas o gosto é extremamente azedo, como o limão. O fruto contém antioxidantes, taninos e é rico em Vitamina C, combatendo os radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico. Além de servir de alimento para nós, muitos animais apreciam essa fruta, como tucanos, macacos, jaú e pacas.

Neste fim de ano, o fruto ganhou um belo presente de natal: o Instituto Federal de São Paulo, Campus Suzano, acaba de lançar o projeto de Indicação Geográfica do Cambuci, reconhecendo que ele é importante no fortalecimento da identidade da região da Serra do Mar.

A iniciativa é uma parceria com os produtores da Rota do Cambuci e o Instituto AUÁ e valoriza toda a cadeia produtiva, em seus aspectos ambientais e culturais, ajudando na preservação da espécie e agregando valor econômico aos seus produtos no mercado gastronômico.

Então, para celebrar esta linda conquista, vamos saboreá-lo! O fruto pode ser usado em diversas preparações culinárias, como sucos, geleias, compotas, licor, sorvetes, in natura e por ai vai. Como estamos em uma época de calor, que tal uma sobremesa natalina natural, saudável e refrescante? O sorvete de Cambuci vai agregar muitos nutrientes para a nossa saúde e as crianças vão adorar.

Receita: Sorvete de Cambuci

Ingredientes:

  • 2 Bananas congeladas
  • 3 Cambucis congelados
  • 1 punhado de castanha de caju
  • 2 colheres de sopa de Mel

Modo de preparo: No liquidificador ou processador bata as castanhas, em seguida acrescente as bananas e os cambucis sem a casca e continue batendo. Adicione o mel e misture tudo. Ao final, coloque a massa do sorvete em um recipiente de vidro e pronto! Um ótimo Natal com uma sobremesa deliciosa valorizando a nossa biodiversidade!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS