Faça uma receita usando um dos novos produtos brasileiros com certificação de origem


Publicado em 22/11 às 10h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

Neste ano, no Brasil, cinco novos produtos conquistaram o certificado de origem, sendo agora 58 produtos e serviços com certificações no país. Este projeto é uma parceria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que indica, em forma de selos, a origem do produto ou serviços característicos de uma determinada localidade, dispondo aos consumidores informações confiáveis sobre a qualidade e a autenticidade daquilo que estão ingerindo. Para que esses produtos recebam o certificado, devem ser originários de uma determinada região geográfica e possuir características únicas.

Os novos produtos são:

Farinha de mandioca da Cruzeiro do Sul – No Acre (AC) a fabricação desta farinha é uma atividade familiar e comunitária, passada de geração em geração. Ela é reconhecida pela sua crocância, qualidade, granulometria uniforme, torrada e sabor característico.

Guaraná de Maués – No Amazonas (AM) é uma tradição antiga, que se iniciou com os indígenas saterés-maués. Esse produto contém altos teores de cafeína (3-5%), em razão disto, ele é chamado pelos índios de “elixir de longa vida”.

Socol de Venda Nova do Imigrante – É um produto característico do Espirito Santo (ES) de tradição antiga, introduzido no Brasil pelos imigrantes Italianos por volta da década de 1880. É feito a partir de lombo de porco, semelhante ao presunto.

Amêndoas de cacau – O sul da Bahia é um dos principais centros de produção de cacau e é famoso pela qualidade dos produtos. As amêndoas de cacau têm índice de fermentação 65%, aroma natural e livre de odores estranhos e um teor de umidade inferior a 8%.

Queijo de Colônia Witmarsum – É produzido no Paraná (PR), abastecendo mercados em todo o território nacional, através de uma produção de 20 toneladas por mês.

Com a chegada do final de ano, um biscoito com as amêndoas de cacau cairia muito bem na sobremesa do natal! A receita é deliciosa.

Receita: Biscoito Natalino 

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de arroz
  •  ½ xícara de chá de fécula de batata
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 4 tâmaras picadas
  • 1 punhado de uva passa
  • 1 ov
  • 2 colh sopa de flocos de amaranto
  • 1 colh chá de fermento químico
  • 70g de amêndoas de cacau
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo: Em um recipiente misture todos os ingredientes (exceto as amêndoas e a canela) até formar uma massa que desgrude. Em seguida, em um processador ou liquidificador bata as amêndoas até formar uma “farinha”, após bater, acrescente está “farinha” e a canela na massa. Coloque a massa em um papel filme e com um rolo abra a massa; em seguida, faça os biscoitinhos (pode ser em formato de boneco, coração, estrela, bolinha), unte uma forma e leve ao forno, após 10 minutos vire os biscoitos e deixe por mais 10 minutos.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS