Lançada na Índia a Campanha Hamari Roti, Hamari Aazadi - Nosso pão, nossa liberdade!


Publicado em 22/10 às 17h

Por equipe Muda SP (edição)

No No início de outubro, em um encontro na Índia, protagonizado pela ativista Vandana Shiva, mulheres vindas de várias regiões do mundo resolveram defender a diversidade biológica e cultural, através dos princípios da Não Violência, do Amor e da Amizade. Veja a seguir as principais ideias que elas apresentaram sobre a Campanha Pães da Liberdade, lançada na ocasião.

Uma colonização completa da terra, da agricultura e dos nossos corpos ocorreu ao longo de um século. Os sistemas de alimentação e agricultura, dos quais todos nós dependemos, tornaram-se cada vez mais industrializados e globalizados. As compulsões comerciais dos atuais sistemas agrícolas e alimentares globais, compostas por altos níveis de desigualdade econômica, estão tornando dietas saudáveis indisponíveis ou inacessíveis para grandes setores da população em todas as partes do mundo.

Resistir a todos os aspectos da globalização dos nossos sistemas alimentares, de modo a proteger as nossas dietas tradicionais e os nossos pães da liberdade e a praticar modelos sustentáveis e ecológicos, é o meio mais poderoso para recuperar a nossa agricultura, os nossos territórios, a nossa comida, o nosso ambiente natural, o nosso futuro. Na reconquista da autoconfiança está o poder que fará com que as grandes corporações se tornem irrelevantes e inúteis. Os meios para reconquistar essa autoconfiança estão em nossas mãos e a nossa esperança, o nosso futuro, baseiam-se na reconstrução desse vínculo virtuoso entre campos, mesas e comunidades.

Temos a responsabilidade de proteger a diversidade alimentar que a Mãe Terra disponibilizou para nós. Nosso legado alimentar, transmitido através das gerações, é composto de uma infinidade de maneiras de cultivar, processar e preparar os alimentos.

As forças da ganância que estão destruindo o planeta, nossos meios de subsistência, nosso conhecimento, nossa saúde, nossa liberdade, têm o poder do dinheiro. Nós somos o poder da shakti. Nós somos poder na forma criativa não-violenta. Temos o poder de nossa diversidade, de nosso amor, de nossa amizade. Através deste poder não-violento criativo iremos recuperar “Nosso pão, nossa liberdade” - “Hamari Roti, Hamari Azaadi”. Para essa realização, nos apoiaremos em seis pilares:

  1. O alimento não é necessário apenas para saciar a fome, o alimento é necessário para garantir uma boa saúde.
  2. A comida hoje possui uma quantidade menor de nutrientes. A comida artificial, comercializada atualmente, atende somente a ganância corporativa. A comida nutritiva de verdade é do que necessitamos.
  3. Nossas propostas para uma vida plena incluem uma nutrição saudável, uma nutrição natural, uma Verdadeira Nutrição.
  4. Comer alimentos saudáveis é o nosso direito de primogenitura. Não queremos mais venenos, produtos químicos e OGM em nossos alimentos.
  5. Precisamos cultivar nossos próprios alimentos e manter vivas as nossas comunidades alimentares reais para cultivar a nossa saúde.
  6. Nós resistiremos a quaisquer leis que ameacem a nossa Soberania Alimentar e a nossa cultura alimentar diversificada.

Junte-se à nossa Rede de Alimentos e Agricultura sem Envenenamento. Assine o nosso Compromisso e compartilhe o conteúdo da Campanha Comida e Saúde da Navdanya para disseminar a conscientização e a compreensão sobre os vínculos entre as sementes vivas, o solo vivo, os alimentos vivos, a saúde, o conhecimento e as economias sustentáveis.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS