Vamos utilizar integralmente os alimentos e colaborar com a erradicação da fome


Publicado em 22/10 às 17h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

O dia 16 de outubro é mundialmente conhecido por instigar a conscientização e a promoção de ações globais, que buscam reduzir a fome mundial, garantindo a segurança alimentar para todos os habitantes do planeta. A data oferece uma oportunidade de demonstrarmos a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, para alcançar a meta Fome Zero em 2030.

Mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. Assim, a agricultura familiar é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e para a cessação da insegurança alimentar, visto que pode contribuir de forma importante com o oferecimento de alimentos saudáveis e biodiversos para a população e com a preservação da natureza, promovendo as condições para redução das zonas de pobreza e de fome, já que democratiza o acesso à terra.

Para darmos nossa contribuição nesta grande jornada, que tal aproveitarmos alimentos acessíveis para fazer uma receita sustentável e ao mesmo tempo saudável e nutritiva? Os talos e folhas da beterraba agregam diversos nutrientes para a nossa saúde, pois contêm fibras, fósforo, zinco, potássio, ferro, cálcio, magnésio, cobre, manganês, vitaminas A, B6, C e K, além de serem fonte de antioxidantes, auxiliando no sistema imunológico, na função intestinal, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo a saúde óssea, entre outras propriedades funcionais.

Receita: Patê de talos e folhas de beterraba

Ingredientes:

  •  Folhas e talos de 3 beterrabas
  • 1 Cebola ralada ou picada
  •  2 Colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  •  1 Colher de chá de sal
  •  1 Maço de cheiro verde picado
  •  1 Xícara de chá de grão-de-bico

Modo de preparo: Cozinhe o grão de bico por 40 minutos; após cozido bata no liquidificador. Enquanto o grão de bico fica cozinhando, pique os talos e as folhas da beterraba e em uma panela com água cozinhe-os até os talos ficarem moles. Depois do grão de bico, talos e as folhas ficarem prontos, misture tudo em uma tigela acrescentando a cebola picada, o azeite, o sal e o cheiro verde. Misture tudo e pronto – é só saborear este delicioso patê!

Dicas importantes:

  • O que fazer com a água onde os talos e as folhas foram cozidos? Você pode colocar esta água em um recipiente e guardar no congelador, podendo adicioná-la em alguma preparação, como sopas, caldos, feijão, agregando ainda mais saúde no seu dia-a-dia.
  • O que fazer com as beterrabas? Você pode fazer uma salada, um suco, ou até mesmo chips assados.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS