Conceição Trucom no XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional da VP


Publicado em 18/09 às 14h

Por Conceição Trucom

Recém estivemos no XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional da VP, cuja temática estava focada em múltiplas atividades contemplando Os Biomas Brasileiros e todas as questões inerentes como valorização, conhecimento, soberania alimentar, extrativismo sustentável, comércio justo e por aí vamos...

Neste momento, mesmo após dias deste encontro, me percebo em estado de êxtase e muita alegria por ter feito parte disto tudo, e mais que isso, reconhecer que este encontro foi um marco histórico, um grande passo e avanço em direção a todas estas colocações, discussões e ações pró-ativas.

Sem dúvidas, foi o maior encontro de sábios da Mãe Terra, das sementes do amanhã, dos profissionais da saúde que buscam maior consciência, valorizando tudo que está 'porteira a dentro e porteira a fora'. Ou seja, produtores, distribuidores e consumidores precisam se comunicar, muitas vezes contando com o profissional da saúde, da ciência e da tecnologia  para fortalecer seu valor, seu preparo. Neste encontro acontece de FATO: o crescimento da rede de relacionamentos, do comércio justo, dos produtos de curta distância (olho no olho e transparência), das novas profissões com inclusão massiva das novas gerações, dos novos modelos, do empoderamento dos povos da terra, e como resultado a chegada e permanência no prosperar com sustentabilidade.

A diferença entre um extrativismo sustentável de um extrativismo ou produção insustentáveis está na escala, e muitas vezes a separação entre eles é uma linha muito tênue, que demanda um coletivo consciente, sempre 'orando e vigiando' seus discursos, suas atitudes, seu distanciamento do capitalismo selvagem, sua aproximação diária de uma sociedade líquida, porém SUPER ATENTA ao resgate dos modelos que nos aproximam verdadeiramente da Mãe Natureza, da Sociedade Coletiva, cúmplice pela prosperidade de todos os Seres, sejam eles humanos ou não.

Meu coração sonha e explode com esta possibilidade. Viver tudo isso de perto me fez sentir muita fé, esperança, força...

Ainda que estejamos germinando tudo isso, é fato: JÁ ESTAMOS BROTANDO, crescendo, florescendo, frutificando e multiplicando.

Somos todos Sê-Mentes do AMANHÃ!

Gracias a la Vida, que me ha dado tanto... Violeta Parra



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS