Saboreando um fruto nativo do pampa para começar a primavera com toda a energia!


Publicado em 18/09 às 13h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

O Brasil, um país de grande extensão territorial, possui uma grande diversidade de ecossistemas, que compõem os biomas brasileiros. O Pampa é um bioma localizado no estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho, bem como territórios da Argentina e Uruguai. É um bioma de clima temperado, com temperaturas que variam de 13°C a 18°C, garantindo a esse bioma características únicas. É formado por coxilhas (campos de produção pecuária), sendo constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores), além de possuir diversos gêneros de cactos e bromeliáceas. O solo, de forma geral, é de baixa fertilidade e suscetível a erosões. No entanto, ele abriga um dos ecossistemas mais singulares do mundo.

O butiazeiro é uma palmeira nativa desse bioma, oferecendo frutos que podem ser utilizados no preparo de diversas receitas. Os teores elevados de compostos fenólicos, fibras, vitamina C, carotenoides e vitaminas do complexo B, encontrados no butiá, trazem uma gama de benefícios para a saúde. Esses nutrientes atuam na modulação das reações de oxidação, auxiliam no bom funcionamento intestinal e na diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, entre muitos outros benefícios. Assim, o consumo do butiá pode contribuir com a manutenção de um organismo equilibrado e saudável. 

Com a chegada da primavera, estação do ano em que a natureza se enriquece de formas, de cores e de perfumes, nós encontramos um momento propício para fazer um suco nutritivo e energizante, utilizando o butiá (fruto do butiazeiro).

Receita: Bebida de Primavera com Butiá

Ingredientes:

  • 1 polpa do fruto de butiá ou 6 frutinhos
  • 1 litro de água
  • Uma pitada de cúrcuma
  • Um pedacinho de gengibre
  • 3 folhas de manjericão
  • Opcional – 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo.

 Modo de preparo: Bata no liquidificador a polpa ou os frutos de butiá com a água e o pedacinho de gengibre. Coloque em uma jarra, adicione uma pitada de cúrcuma e acrescente as folhas de manjericão.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS