Já Mudou!


Publicado em 30/10 às 11h

Aplicativo mapeia restaurantes, feiras e lojas de produtos orgânicos e justos em todo o Brasil - Por equipe Responsa

Sob o nome Responsa, o mais completo mapeamento já feito do setor reúne bases de dados com iniciativas de consumo responsável em todo o território nacional. São  restaurantes (que usam ingredientes orgânicos), feiras (de produtos justos, orgânicos e veganos), hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia e economia solidária.

Com interface amigável, disponível para celulares Android no Google Play, o Responsa foi criado e desenvolvido em parceria entre o Instituto Kairós e a Cooperativa EITA. Totalmente gratuito, permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados. São 3.000 iniciativas ligadas ao consumo responsável em todo o país. Com o GPS ligado, o aplicativo ainda alerta ao usuário sobre iniciativas de consumo responsável mais próximas de onde ele estiver

A base de dados do Responsa tem origem em mapeamentos de várias organizações do setor, tais como o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). A chegada do Responsa acompanha ainda o lançamento do Portal do Consumo Responsável, outra iniciativa do Instituto Kairós e daCooperativa EITA, também com a contribuição de organizações e movimentos de economia solidária, comércio justo e agroecologia. 

Inédita no país, a proposta é reunir em um mesmo endereço eletrônico informações, que permitam aos cidadãos conhecer e compreender as relações de produção e consumo e intervir em seu bairro, trabalho, escola ou município. No portal, será possível acessar três canais: mapa, notícias e biblioteca. 

O Portal do Consumo Responsável e o aplicativo Responsa têm também o objetivo de estimular a prática e a discussão sobre o consumo responsável, propondo que as pessoas conheçam mais a respeito da origem e produção dos alimentos que consomem no seu dia-a-dia.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS