Colabore para a redução do consumo de carne sem perder o sabor de uma boa feijoada


Publicado em 22/08 às 11h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

 

É crescente o consumo de carne (principalmente a bovina) em diversos lugares do mundo. Os impactos desse consumo para o meio ambiente são extremamente preocupantes. Para se consumir 311 gramas de carne bovina no Brasil, são gastos cerca de 3.400 litros de água (equivalentes a 26 banhos de 15 minutos) e são emitidos gases relacionados ao efeito estufa equivalentes a 100km rodados num carro comum, além do fato de que aproximadamente 70% da área desmatada da Amazônia é usada para pasto e criação de gado e uma grande parte é coberta para a produção de ração. Outros impactos da pecuária incluem extinção de espécies, contaminação e empobrecimento do solo.

Muitos brasileiros já reduziram o consumo de carne, adotando a “segunda sem carne”, ou optando por uma alimentação vegetariana. Diversos estudos, comparando grupos vegetarianos e não vegetarianos, apontam que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias, hipertensão, cardiopatias, diabetes, obesidade, entre outras. Quando é adotada uma alimentação sem carne, a contribuição para o meio ambiente é significante, podendo reduzir em torno de 35% os impactos já citados.

É comum surgirem dúvidas ao retirarmos a carne da alimentação, sendo uma das questões mais comuns a que se refere à obtenção das proteínas para mantermos nossos organismos sadios. No entanto, para substituirmos a carne, basta o consumo de leguminosas (como feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha...) em conjunto com o consumo de cereais. Uma boa dupla é o tradicional feijão com arroz. O feijão é deficiente em alguns aminoácidos nos quais o arroz é rico, e o mesmo ocorre no contrário; então essa junção ofertará todos os aminoácidos essenciais de que precisamos.

Que tal começar sua segunda-feira com uma feijoada vegana? Tudo bem, que quarta-feira combina melhor, mas para aproveitar essa conscientização, por que não na sua “segunda sem carne”?! A receita da feijoada é deliciosa e, além de agregar proteínas vegetais que contribuem para reduzir o uso dos recursos naturais e o efeito estufa, contém quantidades equilibradas de vitaminas, minerais, fibras e compostos fenólicos, colaborando não somente com o meio ambiente, mas também com a nossa saúde.

 

Receita: Feijoada Vegana

Ingredientes:

  • 500g de feijão preto
  • 1 Cenoura grande
  • 2 Batatas Doce grandes
  • 1 Abobrinha grande
  • 1 Berinjela média
  • 1 Pimentão vermelho médio
  • 1 Pimentão amarelo médio
  • 2 Folhas de louro
  • 4 dentes de alho
  • 1 Cebola grande
  • 300g de tofu firme
  • Cheiro verde a gosto
  • Coentro a gosto
  • Uma pitada de cúrcuma e pimenta do reino preta
  • Azeite para refogar

 

Modo de preparo: Primeiramente, lave bem todos os ingredientes que serão utilizados, retirando substâncias e microrganismos desagradáveis para a nossa saúde. Pique o alho e a cebola e refogue-os até dourar em uma panela de pressão, com 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem. Coloque o feijão e 2 folhas de louro na panela e deixe cozinhar. Nesse meio tempo, será necessário prepararmos o tofu, pois ele precisa ficar um tempo de molho em alguns temperos. Corte o tofu em cubos não muito pequenos e mergulhe-os em água temperada com cúrcuma, noz-moscada, sal, pimenta, tomilho ou qualquer outro tempero de sua escolha. Reserve-o.

Pique a abobrinha, batata doce, berinjela e a cenoura em tamanhos médios (se forem orgânicas pode deixar com as cascas). Deixe cada ingrediente em potes separados, pois serão acrescentados individualmente. Pique em tiras os pimentões.

Após o cozimento do feijão, acrescente as cenouras; passados 10 minutos coloque as batatas e após mais 5 minutos coloque as abobrinhas e as berinjelas. Pelo seu “olhômetro”, quando estiver tudo cozido, coloque os temperos (cúrcuma, sal, pimenta do reino preta). Caso necessário, acrescente um pouquinho de água.

Quando o feijão estiver completamente macio adicione os pimentões, abaixe o fogo e acrescente os cubos de tofu. Se o caldo já estiver grosso, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde,  o coentro e misture.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS