Comunidade que Sustenta a Agricultura agora está em Manaus, região norte do país!


Publicado em 20/07 às 12h

Por Ariel de Andrade Molina – Agroecólogo – membro-fundador da CSA Brasil 

 

É com grande estima que compartilhamos a notícia do  início das operações da primeira CSA do Norte do país, a CSA Manaus. Fundada em fevereiro de 2018, após um ano de articulações e reuniões com nutricionistas, técnicos de diferentes áreas e da CSA Brasil, a CSA Manaus oferece alimentos orgânicos da agricultura familiar a seus membros.

O organismo agrícola em que são cultivados os alimentos está sediado na cidade de Iranduba, distante 40 Km da capital amazonense, onde o agricultor Joed e sua família plantam hortaliças e frutas regionais, como o Mana-cubiú, a Banana-pacovã e o Côco-verde.

A partir dessa iniciativa, a ideia da CSA vem sendo disseminada a outros agricultores da Grande Manaus e também de cidades do interior do estado do Amazonas, agregando cada vez mais consumidores que apoiam de maneira direta os agricultores, tornando-se CoAgricultores, verdadeiros parceiros dessa nova forma de organização social e produtiva.

Aproveitando o impulso para ampliar as CSAs na região Norte, a CSA Brasil recentemente está criando uma rede de contatos no estado do Acre, com foco na capital Rio Branco, em que o incipiente movimento de agricultura orgânica local está sendo direcionado para aproximar agricultores e consumidores, saindo da cultura do Preço para a cultura do Apreço!

A verdadeira (agro)biodiversidade não é aquela que está no discurso conservacionista que sai de nossas bocas, mas sim aquela que é apreciada por nossas papilas gustativas e nos nutre por completo!



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS