Conheça melhor o milho agroecológico, seu sabor e seus efeitos benéficos à saúde


Publicado em 20/07 às 11h

Por Valéria Paschoal VP Consultoria Nutricional

 

O milho é, sabidamente, uma importante parte da base alimentar de vários países, incluindo o Brasil. A justificativa se dá pelo valor energético do milho, por ser um cereal rico em carboidratos, que são uma importante fonte energética para exercermos nossas atividades diárias. Porém, os benefícios do milho podem ir além do fornecimento de energia, pois possui vitaminas do complexo B, que são muito importantes para nosso metabolismo e para várias funções de nosso organismo; minerais, como ferro, magnésio, zinco, selênio e manganês, que ajudam nosso corpo a se proteger de várias doenças, pois modulam as funções das nossas células; possui fibras, que contribuem para uma boa saúde do intestino; e luteína, um composto ativo com elevada capacidade antioxidante e muito importante para preservar a saúde dos nossos olhos.

Se pensarmos no milho agroegológico, proveniente de sementes crioulas, os benefícios aumentam, pois é um milho de alta qualidade nutricional e que ajuda a preservar o meio ambiente, pois seu cultivo não utiliza agrotóxicos ou fertilizantes químicos, sendo, assim, um milho mais saudável e sustentável. O fubá da paixão, que é um produto desse milho, também vai apresentar todos esses benefícios e, portanto, incluir esse alimento em nossas refeições vai contribuir para manter a nossa saúde e a do meio ambiente, valorizando o pequeno produtor.      

Esse fubá pode fazer parte de diversas receitas, como bolos, tortas, pães, biscoitos, mingaus e cremes, inclusive como uma opção para substituir a farinha de trigo para pacientes com doença celíaca ou com sensibilidade ao glúten, pois o milho não possui glúten em sua composição.

Aproveite as baixas temperaturas do inverno preparando uma deliciosa receita de sopa creme de fubá da paixão com ervas, especiarias e gengibre, formando uma combinação perfeita para ajudar o seu organismo a melhorar a imunidade e se proteger de gripes, resfriados e infecções, que são comuns nessa época do ano.

 

Receita: Sopa creme de fubá da paixão com ervas e especiarias

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de cebola roxa
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • ½ xícara (chá) de fubá da paixão
  • Aproximadamente 1 litro de água
  • 1 lasca de gengibre picado
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cúrcuma a gosto
  • Salsinha e cebolinha picadas a gosto
  • Uma pitada de sal grosso

Modo de preparo: Em uma panela, refogue levemente a cebola e o alho com o azeite. Acrescente 1 colher do fubá e misture. Despeje a água, misture bem e quando levantar fervura, coloque o restante do fubá e o gengibre e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar, formando um creme. Deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos e, após, acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Sirva quente.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS