No mês das festas caipiras, descubra as variedades de farinhas de nossa cultura


Publicado em 20/06 às 15h

Por Valéria Paschoal VP Centro de Nutrição Funcional

 

Diversos alimentos da biodiversidade brasileira dão origem a subprodutos que aumentam ainda mais sua versatilidade de uso para as preparações culinárias. É o caso, por exemplo, da mandioca, da araruta, do babaçu, jatobá e do baru, alimentos brasileiros e que podem nos fornecer farinhas deliciosas para incrementar e variar nossa alimentação, com riqueza de nutrientes e compostos ativos essenciais à saúde.

A mandioca é uma importante fonte energética, e além disso, contém vitaminas complexo B, essenciais para o metabolismo humano. A araruta também é uma raiz e, semelhante à mandioca, também é uma fonte de energia importante e, uma característica interessante é que a araruta possui um amido de boa digestibilidade e livre de glúten, sendo uma boa alternativa para os celíacos ou sensíveis ao glúten. A araruta ainda contém minerais como magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês, que ajudam a manter a saúde dos ossos, do sangue, coração, articulações, pele e intestino.

O babaçu, o jatobá, e as castanhas de baru, considerados PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em algumas regiões brasileiras, também podem gerar farinhas deliciosas e nutritivas para o preparo de diferentes pratos, aumentando nessas preparações a quantidade de fibras, vitaminas, minerais, compostos bioativos, proteínas e gorduras do bem, como as da série ômega, contribuindo para o funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de diversas doenças, nos ajudando a atingir a saúde como vitalidade positiva.

Todas essas farinhas podem ser acrescentadas ou serem alternativas de substituição para receitas juninas, como cuscuz, paçoca, bolos, mingaus e tortas!

Que tal aproveitar o clima junino e preparar uma receita simples de paçoca doce ou salgada com farinha de semente de baru e jatobá? Essa receita vai agregar óleos de excelente qualidade, fibras, vitaminas, minerais e compostos ativos, que irão contribuir, inclusive, para aumentar a nossa imunidade, já que essa época festiva coincide com dias mais frios! Valorize nossa biodiversidade preparando essa deliciosa receita em suas festas juninas!

 

Receita: Paçoca de baru e jatobá

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de baru
  • ½ xícara (chá) de farinha de jatobá
  • Sal a gosto ou raspas de rapadura orgânica

 

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em forminhas ou em colheradas. Se preferir a paçoca doce, pode acrescentar 1 pitada de canela para dar mais aroma e um sabor diferente à paçoca.



ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA PROMOÇÕES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS